00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9018
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de material didático em vídeo para educação a distância: um estudo de caso do curso de Especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública na UFAL
Título(s) alternativo(s): Evaluation of video teaching materials for distance education: a case study of the specialization course of the national training Program in the public administration at UFAL
Autor(es): Galdino, Danielle Patricia Nascimento
Primeiro Orientador: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Milito, Claudia Maria
Resumo: Este estudo investiga a pertinência do material didático em vídeo dos cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (EGP), ofertados pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). Teve por objetivos investigar o material didático em vídeo dos cursos sob a ótica dos alunos; averiguar a adequação desses materiais ao aluno da modalidade de educação à distância (EAD); verificar a conformidade do conteúdo didático com os objetivos propostos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Fez-se um recorte para tratar das videoaulas das disciplinas ofertadas no módulo introdutório dos cursos. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa que utilizou para a análise a triangulação dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da turma de 2012/2013 que cursaram a pós-graduação Lato Sensu ofertada pelo PNAP/UFAL. A metodologia do estudo envolveu o levantamento documental e teórico/bibliográfico da EAD; das competências do professor impostas pela contemporaneidade e do material didático para a EAD; elaboração de questionários de coleta de dados, tomando como referência as categorias definidas com base na revisão teórico/bibliográfica e no estudo documental, dentre os quais se destacam os Referenciais de Qualidade para EAD - RQEAD (BRASIL, 2007) e os indicadores de avaliação de material didático audiovisual para EAD, propostos por Pimentel et. al. (2010); aplicação de questionário com os alunos dos cursos EGP/PNAP/UFAL para evidenciar os objetivos propostos nessa pesquisa; entrevista com os coordenadores dos cursos e do Núcleo de Produção de Material Didático para EAD da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) da UFAL; análise e estudo dos dados fornecidos pelos formulários e entrevistas; apreciação dos materiais didáticos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle e CD/DVD’s dos cursos. Os resultados apresentados na avaliação dos materiais didáticos em vídeo para EAD indicam que é necessário uma revisão no domínio físico e comunicacional de parte significativa dos mesmos.
Abstract: This study investigates the relevance of teaching materials Videos of the broad sense specialization courses in Public Management (EGP), offered by the Federal University of Alagoas (UFAL), through the National Training Program in Public Administration (PNAP). We aimed to investigate the educational video material of the course from the perspective of the students; assess the suitability of these materials to the student of distance education modality (EAD); check the conformity of educational content with the objectives proposed in the Pedagogical Project of the Course (PPC). There was a cut to address the video classes the disciplines offered in the introductory module of courses. It is a case study of a qualitative nature which used to analyze the data triangulation. The subjects were students of the class of 2012/2013 who attended the graduate Sensu Lato offered by PNAP / UFAL. The study methodology involved documental research and theoretical / literature of EAD; Teacher's skills imposed by contemporary and teaching materials for distance education; development of data collection questionnaires, with reference to the categories defined based on theoretical / literature review and desk study, among which stand out the Quality Benchmarks for EAD - RQEAD (BRAZIL, 2007) and assessment indicators audiovisual educational materials for distance learning, proposed by Pimentel et. al. (2010); a questionnaire with students of EGP courses / PNAP / UFAL to highlight the objectives proposed in this research; interview with the coordinators of the courses and Teaching Materials Production Center for Distance Education the Institutional Coordination of distance education (CIED) UFAL; analysis and study of data from forms and interviews; assessing the teaching materials available in the virtual learning environment (VLE) Moodle and CD / DVD's of the courses. The results of the assessment video instructional materials for distance learning indicate that a review on the physical communication domain and significant part of same is necessary.
Palavras-chave: EAD
PNAP
Videoaula
Material Didático
Distance Education
Video classes
Didactic Material
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GALDINO, Danielle Patricia Nascimento. Avaliação de material didático em vídeo para educação a distância: um estudo de caso do curso de Especialização do Programa Nacional de Formação em Administração Pública na UFAL. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9018
Data do documento: 15-abr-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.