Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fechine, José Alegnoberto Leite | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122734956600182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Luã Karll de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7621696283369031 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Roberval Felippe Pereira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5446592359231608 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Cleverton da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T11:52:03Z | - |
dc.date.available | 2022-05-05 | - |
dc.date.available | 2022-05-05T11:52:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Cleverton da Rocha. Uma análise do açude DNOCS em São José da Tapera – AL a partir da percepção dos alunos da Escola Pedro Francisco das Chagas. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9007 | - |
dc.description.abstract | Environmental education permeates curricula and programmatic content of basic education schools in such a way that reflecting on the possibilities of understanding the context of environmental management policies becomes a contextualized bias without much difficulty for studies of pedagogical and environmental approaches. The school itself has an important role within a context of understandings about the social reality of each place. Precisely because of this, this work sheds light on the school perception of students who, as future citizens, can already project a new thinking about the environment where they live and be. For this study, this research focuses on an analysis of the DNOCS weir in São José da Tapera (AL) from the perception of the students of the Pedro Francisco das Chagas school. The general objective of this research is to highlight the importance of the DNOCS weir in the city of São José da Tapera-AL for the local society; and specific objectives: to apply a questionnaire with the students to identify the problems caused to the weir; to identify in locus and map these problems raised by the students; and finally, to analyze and discuss the problems cited that cause damage to the health of the population and the weir. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS | pt_BR |
dc.subject | Açude DNOCS | pt_BR |
dc.subject | São José da Tapera – Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Environment | pt_BR |
dc.subject | Weir | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | School and Management | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONAL | pt_BR |
dc.title | Uma análise do açude DNOCS em São José da Tapera – AL a partir da percepção dos alunos da Escola Pedro Francisco das Chagas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação ambiental perpassa currículos e conteúdos programáticos de escolas de educação básica de tal modo que refletir sobre as possibilidades de compreensão do contexto de políticas de gestão ambiental se torna um viés contextualizado sem muita dificuldade para estudos de abordagens pedagógicas e ambientais. A escola em si tem um papel importante dentro de um contexto de compreensões sobre a realidade social de cada lugar. Justamente por isso, este trabalho lança luz sob a percepção escolar de estudantes que, como futuros cidadãos, já podem projetar um novo pensamento sobre o meio onde vivem e estão. Para tal estudo, esta pesquisa se debruça sobre uma análise do açude DNOCS em São José da Tapera (AL), a partir da percepção dos alunos da escola Pedro Francisco das Chagas. Esta investigação tem como objetivo geral ressaltar a importância do Açude DNOCS na cidade de São José da Tapera - AL para a sociedade local; e objetivos específicos: aplicar um questionário com os alunos para identificar os problemas causados ao açude; identificar in lócus e mapear estes problemas levantados pelos alunos; e por fim analisar e discutir os problemas citados que causam danos à saúde da população e ao próprio açude. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma análise do açude DNOCS em São José da Tapera – AL a partir da percepção dos alunos da Escola Pedro Francisco das Chagas.pdf | 1.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.