00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Josimeire de Omena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5146636828345663pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Islânia Lima da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982583445053622pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Margarete Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0362345375373708pt_BR
dc.creatorMarinho, Marcilene Correia-
dc.creatorSilva, Thaysa Ingrid Fernandes da-
dc.date.accessioned2022-05-04T20:15:58Z-
dc.date.available2022-05-04-
dc.date.available2022-05-04T20:15:58Z-
dc.date.issued2017-01-31-
dc.identifier.citationMARINHO, Marcilene Correia; SILVA, Thaysa Ingrid Fernandes da. Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras: uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFAL. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9005-
dc.description.abstractThis work, of quantitative and qualitative character, studies the Pro-Graduate Grant Program at the Federal University of Alagoas. It aims to analyze the current trend of the Bolsa Pró-Graduando Program, managed by Pró-Reitoria Estudantil, at the Federal University of Alagoas-Ufal. In order to achieve the proposed objective, a bibliographic research and documentary research was used as a methodological procedure, the source of which is the empirical material that constitutes the corpus of the research, specifically the Federal Constitution of 1988, Decree 7.234 / 2010, Proest (2010), the Traineeship Reports (2012 and 2014), the Management Reports of UFAL (2003 to 2015), Circular 001/2016 - PROEST - UFAL, the Minutes of CONSUNI (2015), as well as secondary data Coming from the research of Leite (2015) and Bishop and Santos (2009). The study had as background the analysis of the structural crisis of capital, the development of the neoliberal ideology in Brazil and Neodesenvolvimentismo in the second administration of the Lula Government, placing Higher Education and Student Assistance in this context. It reveals the historical trajectory of Student Assistance and its institutionalization through the PNAES, placing the assistance programs materialized in UFAL, whose analysis focuses on the tendency of the Bolsa Pró-Graduando Program with regard to the counterpart. The analytical trajectory identifies the end of the labor counterpart in the Pró-graduando Program at UFAL, in 2016, due to the historical struggle and struggle of the University Student Movement, whose demand was absorbed by the new management of UFAL, which has a history of political militancy and articulation / Dialogue with the University Student Movement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Pró-Graduandopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectPro-Graduate Scholarship Programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleAssistência Estudantil nas IFES Brasileiras: uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de caráter quantitativo e qualitativo, estuda o Programa Bolsa Pró-Graduando na Universidade Federal de Alagoas. Visa analisar a atual tendência do Programa Bolsa Pró-Graduando, gerenciado pela Pró-Reitoria Estudantil, na Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental cuja fonte é o material empírico que constitui o corpus da pesquisa, especificamente a Constituição Federal de 1988, o Decreto 7.234/2010, a Cartilha do Bolsista - Proest (2010), os Relatórios de Estágio (2012 e 2014), os Relatórios de Gestão da UFAL (2003 à 2015), a Circular 001/2016 – PROEST – UFAL, a Ata do CONSUNI (2015), bem como os dados secundários advindos da pesquisa de Leite (2015) e de Bispo e Santos (2009). O estudo teve como pano de fundo a análise da crise estrutural do capital, o desenvolvimento do ideário neoliberal no Brasil e o Neodesenvolvimentismo na segunda gestão do Governo Lula, situando a Educação Superior e a Assistência Estudantil neste contexto. Revela a trajetória histórica da Assistência Estudantil e sua institucionalização através do PNAES, situando os programas de assistência materializados na UFAL, cuja análise centra-se na tendência do Programa Bolsa Pró-Graduando no que tange à contrapartida. A trajetória analítica identifica o fim da contrapartida laboral no Programa Pró-graduando na UFAL, em 2016, decorrente da reivindicação e luta histórica do Movimento Estudantil Universitário, cuja demanda foi absorvida pela nova gestão da UFAL, que tem um histórico de militância política e articulação/diálogo com o Movimento Estudantil Universitário.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Assistência Estudantil nas IFES Brasileiras uma análise do Programa Bolsa Pró-Graduando na UFAL.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.