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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8950
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um framework conceitual para jogos digitais educativos solidários |
Título(s) alternativo(s): | A conceptual framework for solidarity educational digital games |
Autor(es): | Cavalcante, Brunno Davisson Melo |
Primeiro Orientador: | Hernández-Domínguez, Arturo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Leandro Dias da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ferneda, Edilson |
Resumo: | Os jogos de alta violência em sua maioria são banidos no Brasil e em vários países. Jogos como Carmageddon, Doom e Grand Theft Auto (GTA) transmitem a informação de que para obter sucesso nesses jogos é preciso ter um comportamento antiético. Observando esse contexto, foi desenvolvido os Jogos Digitais Educativos Solidários (JDES) que visam ensinar ética e solidariedade em cenários relacionados com o meio ambiente e situações de catástrofe. No processo de desenvolvimento dos JDES, é fundamental não começar sempre a partir do zero, início, faz necessário o uso de técnicas de reúso de software. Neste trabalho é apresentado um Framework Conceitual cuja finalidade é agilizar e baratear no desenvolvimento dos jogos digitais educativos solidários. O Framework Conceitual foi dividido em duas etapas, na primeira foi utilizado a modelagem UML (Linguagem de Modelagem Unificada) para projetar o Framework Jogos Digitais Educativos Solidários (FJDES) e Classes Auxiliares utilizados para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Enchente. Na segunda etapa foi utilizado a Modelagem Ágil e o Método Scrum para criação do Framework Scrum Jogos Digitais Educativos Solidários (FSJDES), em que foi reutilizado o FJDES e Classes Auxiliares já desenvolvidos na primeira etapa para a criação do Jogo Digital Educativo Solidário Terremoto, ambos os jogos foram implementados em Java. Com isso, houve uma redução de três meses no desenvolvimento dos Jogos Digitais Educativos Solidários, constatando que para a produção do primeiro jogo levaram-se quatro meses e para o segundo jogo levou um mês. |
Abstract: | High violence games are mostly banned in Brazil and in several countries. Games like Carmageddon, Doom and Grand Theft Auto (GTA) convey the information that to be successful in these games you need to behave unethically. Observing this context, the Solidary Educational Digital Games (JDES) were developed, which aim to teach ethics and solidarity in scenarios related to the environment and disaster situations. In the JDES development process, it is essential not to always start from scratch, beginning, it is necessary to use software reuse techniques. This work presents a Conceptual Framework whose purpose is to streamline and cheapen the development of solidary educational digital games. The Conceptual Framework was divided into two stages, in the first, UML modeling (Unified Modeling Language) was used to design the Framework Digital Games Educational Solidarity (FJDES) and Auxiliary Classes used to create the Flood Solidarity Educational Digital Game. In the second stage, Agile Modeling and the Scrum Method were used to create the Scrum Framework Educational Solidarity Digital Games (FSJDES), in which the FJDES and Auxiliary Classes already developed in the first stage were reused for the creation of the Earthquake Solidarity Educational Digital Game, both games were implemented in Java. As a result, there was a three-month reduction in the development of Solidary Educational Digital Games, noting that the production of the first game took four months and the second game took a month. |
Palavras-chave: | Frameworks Jogos digitais Educação Ética Solidariedade Frameworks Digital Games Education Ethics Solidarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento |
Citação: | CAVALCANTE, Brunno Davisson Melo. Um framework conceitual para jogos digitais educativos solidários. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8950 |
Data do documento: | 21-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
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