00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8935
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Esporte na escola: uma avaliação a partir dos pais/responsáveis de estudantes numa rede particular de ensino.
Título(s) alternativo(s): Sport at school: an assessment from parents/student guardians in a private school network.
Autor(es): Silva, Paulo Ernesto Firmiano e
Primeiro Orientador: Maia Filho, Humberto Jorge de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santiago, Leonéa Vitoria
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Eriberto José Lessa de
Resumo: A crescente procura pelo esporte na escola desperta indagações acerca dos motivos envolvidos para a escolha desta atividade pelos pais. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo identificar qual a opinião dos pais sobre o esporte na escola de uma instituição particular de Maceió. Para isso utilizou-se o método qualitativo, do tipo exploratóriodescritivo. Foi realizado um questionário aberto com base na seguinte pergunta: Qual a sua opinião sobre o esporte na escola? Como forma de interpretar os dados a partir das opiniões em comum dos pais envolvidos na pesquisa foi realizado um gráfico de setores. Desta forma, conclui-se que diferentes vertentes foram verificadas para um mesmo fenômeno, o esporte na escola. As respostas mais frequentes dos pais sobre o esporte na escola associaram-se a interação social no qual a socialização entre diferentes crianças e seus benefícios é buscada através do esporte; saúde tendo em vista que o cultivo de bons hábitos desde a infância influenciam diretamente na vida adulta; desenvolvimento moral com valores e atitudes propiciadas por diferentes situações e formas de resolução dentro do esporte e desenvolvimento de habilidade motora.
Abstract: The growing demand for sport at school raises questions about the reasons involved for the choice of this activity by parents. Thus, this work aims to identify the parents' opinion about the sport at the school of a private institution in Maceió. For that, we used the qualitative method, of the exploratory-descriptive type. An open questionnaire was conducted based on the following question: What is your opinion about sport at school? As a way of interpreting the data from the common opinions of the parents involved in the research, a sector chart was made. Thus, it is concluded that different aspects were verified for the same phenomenon, sport at school. The most frequent responses from parents about sport at school were associated with social interaction in which socialization between different children and their benefits is sought through sport; health, given that the cultivation of good habits since childhood directly influences life adult; moral development with values and attitudes, provided by different situations and forms of resolution within the sport and development of motor skills.
Palavras-chave: Esporte
Escola
Educação física escolar
Pais - Esporte - Opinião pública
Sport
School
School physical education
Parents - Sport - Public opinion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: SILVA, Paulo Ernesto Firmiano e. Esporte na escola: uma avaliação a partir dos pais/responsáveis de estudantes numa rede particular de ensino. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8935
Data do documento: 26-nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.