06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Massmann, Débora Raquel Hettwer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326731305679142pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee2Sartori, Renata Meneghetti Sarzi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665871528784801pt_BR
dc.creatorLima, Andréa Pereira de-
dc.date.accessioned2022-04-12T17:32:05Z-
dc.date.available2022-04-12-
dc.date.available2022-04-12T17:32:05Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationLIMA, Andréa Pereira de. As tecnologias no ensino de língua portuguesa: refletindo sobre as tecnologias em uma escola pública do sertão alagoano. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8871-
dc.description.abstractThe present research aims to reflect on technologies in Portuguese language teaching from the perspective of contextualized grammar and textual linguistics. It seeks to understand the historicity of technologies in the language sciences and the technologies invested in Portuguese language teaching, conceiving them in their multiplicity, beyond the technological tools. For this, multiliteracies are considered as inherent to the teaching-learning process with an emphasis on textual genres as fundamental for the teaching of language contextualized with social practices, considering that the genres that circulate in society in the process of interaction between individuals are technologies that must be present in the classroom not only for the study of grammatical issues, but as a significant whole, considering the language in use in society. The methodology used in the work was qualitative, relating theory to practice, seeking to understand the technologies that are present in a public school in the backlands of Alagoas through the application of questionnaires to students attending the third year of high school and Portuguese language teachers from the school participating in the research. With this study it was possible to understand the history of technologies in the language sciences and the importance of these technologies in the teaching of Portuguese language, noting in practice how the meanings of technologies are circulating and their importance in the classroom, also thinking about the relevance of the technologies of language during the covid-19 pandemic, thus contributing to the teaching of Portuguese in a critical and meaningful way contextualized with social relations and the language in use in society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectGramática contextualizadapt_BR
dc.subjectTechnologiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectContextualized grammarpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleAs tecnologias no ensino de língua portuguesa: refletindo sobre as tecnologias em uma escola pública do sertão alagoanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as tecnologias no ensino de língua portuguesa, em uma escola pública do sertão alagoano, pelo viés da gramática contextualizada e da linguística textual. Busca-se compreender a historicidade das tecnologias nas ciências da linguagem e as tecnologias investidas no ensino de língua portuguesa, concebendo-as em sua multiplicidade, para além das ferramentas tecnológicas. Para isso, consideram-se os multiletramentos como inerentes ao processo de ensino-aprendizagem com ênfase nos gêneros textuais como fundamentais para o ensino de língua contextualizado com as práticas sociais, tendo em vista que os gêneros que circulam na sociedade no processo de interação entre os indivíduos são tecnologias que devem estar presentes na sala de aula não apenas para o estudo de questões gramaticais, mas como um todo significativo, considerando a língua em uso na sociedade. A metodologia utilizada no trabalho foi qualitativa, relacionando a teoria com a prática, buscando compreender as tecnologias que estão presentes em uma escola pública do sertão alagoano, por meio da aplicação de questionários para estudantes que cursam o terceiro ano do ensino médio e professores de língua portuguesa da escola participante da pesquisa. Com esse estudo, foi possível entender a história das tecnologias nas ciências da linguagem e a importância destas tecnologias no ensino de língua portuguesa, constatando na prática como estão circulando os sentidos de tecnologias e sua importância na sala de aula, pensando também a relevância das tecnologias da linguagem durante a pandemia da Covid-19, contribuindo, assim, com o ensino de língua portuguesa de forma crítica e significativa, contextualizada com as relações sociais e a língua em uso na sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.