Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8807
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cantinho da leitura como espaço ético na escola |
Título(s) alternativo(s): | Reading corner as an ethical space at school |
Autor(es): | Melo Neto, José Paulino de |
Primeiro Orientador: | Silva, Gilcileide Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guimarães Júnior, Sinval Autran Mendes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pinto, Kinsey Santos |
Resumo: | Cantinho da leitura como espaço ético na escola, objetivou estruturar através de doações de livros um lugar para viabilizar acesso à leitura de conteúdos paradidáticos. Com a finalidade de contribuir no incentivo à leitura e a prática de valores éticos para os educandos desde o Ensino Fundamental I, que tinham livre acesso ao acervo de forma espontânea, durante os intervalos das aulas. Assim como desenvolvendo o senso de honestidade e responsabilidade, ao lê o livro emprestado e devolvendo posteriormente, para que outras crianças também o fizessem, sem a identificação do usuário, da mesma forma a partir da empatia, trabalhou-se a solidariedade como um dos princípios éticos. O procedimento experimental nesse estudo foi efetivado em três momentos, a primeira como componente curricular “Projeto Integradores 7” (PI7), a segunda “Projeto Integradores 5” (PI5) e a terceira “Projeto Integradores 4” (PI4), nas três experiências as diretrizes foram similares, porém com ganho de qualidade na aplicabilidade com alguns ajustes, para melhor desempenho do projeto. Foram organizados cartazes e cartas (impressos e virtuais) para sensibilizar a doação de livros, endereçados aos amigos, colegas, alunos, editoras e livrarias. A partir dos resultados das análises e das observações, foi possível perceber a importância do acesso aos livros para assim superar as limitações postas pelos desafios a serem superados pela falta as vezes de oportunidade. O projeto foi na Escola Municipal Professor Corintho da Paz, localizada no bairro Cidade Universitária, município de Maceió, Alagoas. Enfim, foi possível através do projeto criar um novo espaço na escola, gerando hábitos éticos, solidariedade e responsabilidade nas crianças. Foram realizados mais de 500 empréstimos as crianças dos anos iniciais, auxiliando a fomentar um processo educacional dinâmico e construtivo. |
Abstract: | Reading corner as an ethical space at school, aimed to structure through book donations a place to enable access to reading paradidical content. In order to contribute to the encouragement of reading and the practice of ethical values for students since Elementary School I, who had free access to the collection spontaneously, during breaks between classes. As well as developing a sense of honesty and responsibility, reading the borrowed book and returning it later, so that other children could also do it, without identifying the user, in the same way from empathy, solidarity was worked as one of the principles ethical. The experimental procedure in this study was carried out in three moments, the first as a curricular component "Projeto Integradores 7" (PI7), the second "Projeto Integradores 5" (PI5) and the third "Projeto Integradores 4" (PI4), in the three experiences the guidelines were similar, but with quality gains in applicability with some adjustments, for better project performance. Posters and letters (printed and virtual) were organized to sensitize the donation of books, addressed to friends, colleagues, students, publishers and bookstores. From the results of the analyzes and observations, it was possible to realize the importance of access to books in order to overcome the limitations posed by the challenges to be overcome due to the lack of opportunities. The project was at the Professor Corintho da Paz Municipal School, located in the Cidade Universitária neighborhood, in the city of Maceió, Alagoas. Finally, it was possible through the project to create a new space in the school, generating ethical habits, solidarity and responsibility in children. More than 500 loans were made to children in the early years, helping to foster a dynamic and constructive educational process. |
Palavras-chave: | Espaço Leitura Valores éticos Solidariedade Responsabilidade Space Reading Ethics values Solidarity Responsibility |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | MELO NETO, José Paulino de. Cantinho da leitura como espaço ético na escola. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8807 |
Data do documento: | 17-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cantinho da leitura como espaço ético na escola..pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.