06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Vladimir José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066414654541972pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Lúcia Pereira dos Santos-
dc.date.accessioned2022-04-01T17:08:02Z-
dc.date.available2022-04-01-
dc.date.available2022-04-01T17:08:02Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Lúcia Pereira dos Santos. Rezar, cozer e costurar: memórias das estudantes do Educandário (Água Branca / AL 1965-1975). 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8798-
dc.description.abstractThe a priori participation in the Extension Project “Maculating Mnemosine's Veils: organization, cataloging and description of the ecclesiastical records of the Parish of Nossa Senhora da Conceição – Água Branca/AL”, coordinated by Profa. Ma. Sheyla Farias, awakened in me the interest in understanding the role played by Educandário Nossa Senhora do Rosário in the municipality of Água Branca. Thus, the objective of this research is to analyze the process of insertion of the Educandário students in the city of Água Branca-AL in social and religious life. We also examined how the conduct of the students, present in the documentation, was closely linked to their social conditions and investigating the social relations between the students and how they are currently in society, based on the interviews. This research is exploratory and descriptive, and brings a qualitative approach, based on information extracted from the vast documentation found, as well as through semi-structured interviews. This study presents concepts based on the classical historian Le Goff (1990), who emphasizes that documents are actually a construction, that is, there is no true document; in Pollak (1992), who deals with questions of social identity, and using oral history, as we also “drink” from this paradigm. Of Barros (2009), appropriated what the author discusses about the importance of memory and recollections, as well as sources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducandário Nossa Senhora do Rosáriopt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectHinterlandpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleRezar, cozer e costurar: memórias das estudantes do Educandário (Água Branca / AL 1965-1975)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA participação a priori no Projeto de Extensão “Maculando os véus de Mnemósine: organização, catalogação e descrição dos registros eclesiásticos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Água Branca/AL”, coordenado pela Profa. Ma. Sheyla Farias, despertou em mim o interesse em compreender o papel desempenhado pelo Educandário Nossa Senhora do Rosário no município de Água Branca. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de inserção das alunas do Educandário da cidade de Água Branca-AL na vida social e religiosa. Examinamos, ainda, como a conduta das alunas, presente na documentação, esteve ligada intimamente às suas condições sociais e investigando as relações sociais entre as alunas e como atualmente estão na sociedade, a partir das entrevistas. Esta pesquisa é de cunho exploratório e descritivo, e traz uma abordagem qualitativa, a partir das informações extraídas na vasta documentação encontrada, bem como através de entrevistas semiestruturadas. Este estudo apresenta conceitos fundamentados no historiador clássico Le Goff (1990), que enfatiza que os documentos são na verdade uma construção, ou seja, não existe um documento verdade; em Pollak (1992), que trata das questões de identidade social, e utilizando a história oral, conforme também “bebemos” deste paradigma. De Barros (2009), nos apropriamos do que o autor discute acerca da importância da memória e das lembranças, bem como das fontes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rezar, cozer e costurar memórias das estudantes do educandário (Água Branca AL 1965-1975).pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.