Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sheyla Farias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7162806505256892 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Marcos Ricardo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6916836325002412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dantas, Vladimir José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4066414654541972 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Maria Lúcia Pereira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T17:08:02Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01 | - |
dc.date.available | 2022-04-01T17:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Lúcia Pereira dos Santos. Rezar, cozer e costurar: memórias das estudantes do Educandário (Água Branca / AL 1965-1975). 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8798 | - |
dc.description.abstract | The a priori participation in the Extension Project “Maculating Mnemosine's Veils: organization, cataloging and description of the ecclesiastical records of the Parish of Nossa Senhora da Conceição – Água Branca/AL”, coordinated by Profa. Ma. Sheyla Farias, awakened in me the interest in understanding the role played by Educandário Nossa Senhora do Rosário in the municipality of Água Branca. Thus, the objective of this research is to analyze the process of insertion of the Educandário students in the city of Água Branca-AL in social and religious life. We also examined how the conduct of the students, present in the documentation, was closely linked to their social conditions and investigating the social relations between the students and how they are currently in society, based on the interviews. This research is exploratory and descriptive, and brings a qualitative approach, based on information extracted from the vast documentation found, as well as through semi-structured interviews. This study presents concepts based on the classical historian Le Goff (1990), who emphasizes that documents are actually a construction, that is, there is no true document; in Pollak (1992), who deals with questions of social identity, and using oral history, as we also “drink” from this paradigm. Of Barros (2009), appropriated what the author discusses about the importance of memory and recollections, as well as sources. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Educandário Nossa Senhora do Rosário | pt_BR |
dc.subject | Água Branca - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Relações sociais | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.subject | Hinterland | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.title | Rezar, cozer e costurar: memórias das estudantes do Educandário (Água Branca / AL 1965-1975) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A participação a priori no Projeto de Extensão “Maculando os véus de Mnemósine: organização, catalogação e descrição dos registros eclesiásticos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Água Branca/AL”, coordenado pela Profa. Ma. Sheyla Farias, despertou em mim o interesse em compreender o papel desempenhado pelo Educandário Nossa Senhora do Rosário no município de Água Branca. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é analisar o processo de inserção das alunas do Educandário da cidade de Água Branca-AL na vida social e religiosa. Examinamos, ainda, como a conduta das alunas, presente na documentação, esteve ligada intimamente às suas condições sociais e investigando as relações sociais entre as alunas e como atualmente estão na sociedade, a partir das entrevistas. Esta pesquisa é de cunho exploratório e descritivo, e traz uma abordagem qualitativa, a partir das informações extraídas na vasta documentação encontrada, bem como através de entrevistas semiestruturadas. Este estudo apresenta conceitos fundamentados no historiador clássico Le Goff (1990), que enfatiza que os documentos são na verdade uma construção, ou seja, não existe um documento verdade; em Pollak (1992), que trata das questões de identidade social, e utilizando a história oral, conforme também “bebemos” deste paradigma. De Barros (2009), nos apropriamos do que o autor discute acerca da importância da memória e das lembranças, bem como das fontes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rezar, cozer e costurar memórias das estudantes do educandário (Água Branca AL 1965-1975).pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.