06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8786
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tecnologias educacionais utilizadas por monitores dos cursos de engenharia
Autor(es): Abreu, Valquiria de França
Primeiro Orientador: Melo, Felipe Guilherme de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jonhatan Magno Norte da
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Patrícia Figuereido de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, em formato de artigo, discute a importância dos monitores como agentes favoráveis à consolidação do processo de ensino-aprendizagem por meio do uso de tecnologias educacionais. Para tanto, conduziu-se uma revisão bibliográfica da literatura nas seguintes bases de dados: Scielo, Google Scholar, Revista de Ensino de Engenharia e anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Foram utilizadas três palavras-chave: “Engenharia”, “Monitoria” e “Tecnologias Educacionais” para localização de textos publicados no período entre 2012 e 2018. Os resultados revelam que, nos cursos de engenharia, as tecnologias educacionais coadjuvantes à atuação dos monitores são: a utilização de softwares matemáticos e de simulação, o uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, o emprego de redes sociais (Facebook e WhatsApp) e o desenvolvimento de projetos tecnológicos e experimentos laboratoriais. Constatou-se que apesar das atividades de monitoria beneficiarem todos os envolvidos (professores- orientadores, monitores e estudantes), muitos estudantes ainda não valorizam as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pelos monitores, demonstrando pouco interesse em participar das atividades complementares e em frequentar os encontros de monitorias regularmente. Esta síntese de experiências de monitorias em cursos de engenharia visa contribuir com o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem que podem ser disseminadas e melhoradas em outros cursos, além de instigar o desdobramento de possíveis justificativas e soluções para as dificuldades encontradas.
Abstract: This study discusses the importance of Teacher Assistants (TAs) to the consolidation of the teaching/learning process using educational technologies. A bibliographic review was conducted consulting the databases of the Scielo Electronic Library, Google Scholar, Brazilian Journal of Engineering Education, and the proceedings of the Brazilian Congress of Engineering Education, between 2012 and 2018. Three keywords were used: "engineering", "teacher assistants" and "educational technologies". The results reveal that the activities carried out by TAs aimed at reducing the rates of evasion and retention, bringing a closer relationship between teachers and students, and arousing interest from TAs in research and teaching. In engineering programs, the educational technologies that assist the work of the TAs are: the use of mathematical and simulation software, the use of virtual teaching/learning environments, social networks (Facebook and WhatsApp), and the development of technological projects and laboratory experiments. Although monitoring activities benefit all those involved (advisors, TAs, and students), many students still do not value the educational strategies adopted by TAs, showing little interest in participating in complementary activities and attending regular meetings. This synthesis of academic experiences in engineering programs aims to contribute to the improvement of teaching-learning practices that can be disseminated and improved in other undergraduate programs. In addition, it motivates the unfolding of possible explanations and solutions for the difficulties pointed out.
Palavras-chave: Tecnologias educacionais
Apoio acadêmico
Monitores acadêmicos
Monitoria
Ensino superior
Ensino de Engenharia
Academic Support
Higher education
Engineering Education
Teaching assistant
Educational technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citação: ABREU, Valquiria de França. Tecnologias educacionais utilizadas por monitores dos cursos de engenharia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8786
Data do documento: 1-jul-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tecnologias educacionais utilizadas por monitores dos cursos de engenharia.pdf16.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.