00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rose, Isabel Santana de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1843958534186605pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268986830520048pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa Neto, Edgar Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6722390835702727pt_BR
dc.creatorLorena de Menezes, Amanda Patrícia Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597440022137784pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T20:38:20Z-
dc.date.available2022-03-23-
dc.date.available2022-03-28T20:38:20Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationLORENA DE MENEZES, Amanda Patrícia Santos. Reverberações contemporâneas do Quebra de Xangô de 1912 : continuidades e desdobramentos da devassa aos terreiros em Maceió/AL. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8782-
dc.description.abstractIn a national reading, historically the religions of African origins have been persecuted, repressed and violated. In the state of Alagoas the act of violence known as Quebra de Xangô of 1912, commited against religious groups of African origins, is rooted in the Afro-Alagoas history and culture, and found fertile soil in a society that denied the various expressions of African references. Such a violent act was conducted by a militia in response to the political dispute that was taking place at the time and culminated in the invasion and destruction of several houses of worship of Afro-Brazilian religions in Maceió and nearby cities. Although this event may seem distant in time, the raid on the houses of worship of Afro-Brazilian religions has repercussions to this day in the history and practices of the religious groups of African origins, and also in the Afro-Alagoas history. Further, nevertheless the Quebra de Xangô happened more than a hundred years ago, it also marked by the silence from the Alagoan intellectuals. Only in the mid-2000s there was a rediscovery of the event, which is present in the local academic production, in the artistic-cultural movements and in the speeches of the religious leaders in Maceió. In this research I approach the reverberations of Quebra de Xangô in contemporary times based on plural connections involving religious of African origins, academics and cultural groups of Afro-Alagoan expressivity, with emphasis in the city of Maceió.se em Maceió.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlagoas - História - Quebra de Xangô, 1912pt_BR
dc.subjectLiberdade religiosapt_BR
dc.subjectViolência - Aspectos religiosospt_BR
dc.subjectCultos afro-brasileirospt_BR
dc.subjectQuebra de Xangôpt_BR
dc.subjectReligious intolerancept_BR
dc.subjectReligious racismopt_BR
dc.subjectViolence; Afro-Brazilian religionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleReverberações contemporâneas do Quebra de Xangô de 1912 : continuidades e desdobramentos da devassa aos terreiros em Maceió/ALpt_BR
dc.title.alternativeContemporary reverberations of the Quebra de Xangô in 1912: continuities and developments of the invasion of afro-brazilian houses of worship in Maceió/ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEm uma leitura nacional, historicamente as religiões de matriz africana foram perseguidas, reprimidas e violentadas. No estado de Alagoas, o ato de violência conhecido como Quebra de Xangô de 1912, praticado contra grupos religiosos de matriz africana, se enraizou na história e na cultura afro-alagoana ao encontrar solo fértil em uma sociedade que negava as diversas expressividades de referências africanas. Tal ato violento foi encabeçado por uma milícia em resposta à disputa política que se desenrolava na época e que culminou na invasão e depredação de diversas casas de culto de religiões afro-brasileiras em Maceió e cidades próximas. Embora pareça temporalmente distante, a devassa aos terreiros repercute até os presentes dias na história e nas práticas dos grupos religiosos de matriz africana e, também, na história afro-alagoana. Apesar de o Quebra de Xangô ter acontecido há mais de cem anos, foi marcado também pelo silenciamento de intelectuais alagoanos. Somente em meados dos anos 2000 é que houve uma redescoberta do evento, que se faz presente na produção acadêmica local, nos movimentos artístico-culturais e nos discursos de lideranças religiosas de Maceió. Na presente pesquisa abordo as reverberações do Quebra de Xangô na contemporaneidade a partir de conexões plurais envolvendo religiosos de matriz africana, acadêmicos e grupos culturais de expressividade afro-alagoana, com ênfase em Maceió.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.