00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8772
Tipo: Dissertação
Título: Os saberes e práticas sobre a comunicação de notícias difíceis numa residência multiprofissional em saúde
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices on bad news communication at an mult professional health residency
Autor(es): Paz, Luíza Santos
Primeiro Orientador: Neves Júnior, Waldemar Antônio das
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Cristina Camelo de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Cristiane Maria Amorim
Resumo: A comunicação de notícias difíceis é definida como a informação que modifica gravemente a perspectiva do paciente acerca de sua vida futura, diante da situação de saúde delicada em que se encontra, sendo algo que faz parte da rotina dos profissionais de saúde. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes e práticas sobre a comunicação de notícias difíceis em uma residência multiprofissional em saúde de um hospital público de ensino. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com característica exploratória. As informações produzidas partiram da realização de um grupo focal contendo 11 residentes da Residência Multiprofissional da Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAA); os dados obtidos à luz da análise de conteúdo de Bardin e Malheiros na composição de três categorias analíticas: 1) Significados do processo da comunicação de más notícias e protagonismo da ação; 2) Aprendizagem e vivência prática; e 3) Desafio em lidar com as emoções e a relevância de uma comunicação eficiente. A partir da análise, verifica-se dificuldades dos residentes multiprofissionais em saúde quanto ao que poderia ser uma má notícia, sempre associando-a a óbitos e doenças terminais, e de identificar que a responsabilidade da comunicação não cabe a um único profissional. É clara a necessidade da aquisição de experiência, do conhecimento de métodos que ensinem a arte de comunicar notícias difíceis e da importância desse para a equipe multiprofissional. O maior desafio encontrado diante de uma comunicação de notícia difícil é a questão emocional, portanto, percebe-se que o tema merece maior enfoque nos serviços de saúde. Acreditamos que os resultados da pesquisa poderão contribuir para despertar a discussão do tema na formação de estudantes e profissionais de saúde, fazendo com que possam lidar de forma mais eficiente com tal realidade. E, por fim, como propostas de produtos educacionais a partir dos resultados encontrados neste estudo, construiu-se um vídeo educativo e um mini ebook.
Abstract: The communication of hard news is defined as the information that gravely modifies the patient's perspective on their own future lives due to the health condition at the moment, emphasizing this communication as something common in the health professionals' routine. In that case, the research was done to analyze this professional's knowledge and practices on hard news at a university hospital medical residency program. It’s a descriptive case study with a qualitative approach and some exploratory characteristics. The produced data came from a focus group with eleven residents from the Residência Multiprofissional da Saúde do Adulto e do Idoso (RMSAA), and obtained through Bardin and Malheiros perspectives, composing three categories: 1) Meanings of bad news communication process and action protagonism; 2) Learning and living the practice; 3) Challenge to deal with emoticons and the eficiente communication relevance. From the results was verified that the residents deal with issues on understanding what is bad news, always associated with death and terminal diseases, as well as in the fact that this communication is something that Every professional on a team should deal with. Is clear the need to acquiring experience and learning methods to help in the bad news communication art – something very important and challenging to the multi-professional team. The biggest challenge is the emotional question. The theme needs more focus on health services. We believe that the results of the research may contribute to revealing the importance of the theme on the students and health care professionals, making it possible to deal with reality more accurately. The study also purposes two educational products, an educational vídeo, and a mini ebook.
Palavras-chave: Comunicação
Revelação da verdade
Internato e residência
Communication
Truth revelation
Residency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: PAZ, Luiza Santos. Os saberes e práticas sobre a comunicação de notícias difíceis numa residência multiprofissional em saúde. 2022. 66f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8772
Data do documento: 4-out-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.