00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8763
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Promoção de saúde mental mediadas pelas experiências de extensionistas em uma brinquedoteca hospitalar
Autor(es): Lessa, Itala Letice Pereira
Primeiro Orientador: Alves, Verônica de Medeiros
metadata.dc.contributor.referee1: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Ana Paula Nogueira de
Resumo: referiam realizar atividades promotoras de saúde mental por 1 a 3 horas na semana. As principais atividades da brinquedoteca realizadas pelos participantes do projeto foram o brincar livre, oficinas terapêuticas e contação de histórias. Foi observado o desenvolvimento de afinidade com crianças/adolescentes e familiares hospitalizados. Identificou-se uma aglutinação de sentimentos entre os extensionistas, predominantes sentimentos positivos, mas também negativos. Os estudantes apontaram, em sua maioria, satisfação com seu bem estar psicológico durante as atividades no projeto e concordância sobre as práticas serem um fator de promoção de saúde mental para os mesmos. Porém, os relatos trazidos complementam que sentimentos positivos não anulam os negativos, pois lidar com a situação de hospitalização gera emoções desconfortáveis, ao mesmo passo em que o ato de contribuir para amenizar o impacto desse processo e trabalhar com a ludicidade geram emoções reconfortantes. Os resultados apontam a necessidade de uma oferta de apoio e cuidado com esse grupo. Assim, esse estudo deixa como sugestão promover ações de orientação aos extensionistas sobre as situações estressantes que envolvem o cuidar na clínica pediátrica.
Abstract: The implementation of hospital playrooms is an action recommended by the National Humanization Policy, however while these practices are beneficial for the academic and professional development of students, they are also susceptible to the stresses of transition to adulthood and graduation challenges, that are added to those of the hospital environment, especially with regard to the death process and coping with grief. However, the use of playfulness and practices of relaxation, pleasure and connection with the other arouse positive sensations, as well as experiences of happiness, tranquility and satisfaction. We sought to identify the promotion of mental health in the academics of an extension project through their experiences in a hospital toy library. Mixed methods research, with a quantitative-qualitative, exploratory, transversal approach, of a basic strategic nature and developed by sending na online questionnaire to the program's extension staff. Extension workers from 2017 to 2019 who were part of at least 3 months of activities were included in the survey. The data obtained were tabulated and processed in Excel 2016, analyzed by the SPSS version 23 for Windows program. Bardin's Content Analysis technique was used in the qualitative analysis. 43 extension workers participated. Most of the extension workers' profile is characterized by people aged between 22 and 27, female, cisgender, heterosexual, white or brown, living in Maceió - Alagoas, with diverse family income, graduating from private schools, who did not receive a scholarship. academic financial institution at the university, attended a full-time course and reported performing activities promoting mental health for 1 to 3 hours a week. The main activities of the toy library carried out by the project participants were free play, therapeutic workshops and storytelling. The development of affinity with hospitalized children/adolescentes and family members was observed. An agglutination of feelings was identified among the extension workers, predominantly positive feelings, but also negative ones. Most of the students indicated satisfaction with their psychological well-being during the activities in the project and agreement on the practices being a mental health promotion factor for them. However, the reports brought in complement that positive feelings do not cancel out the negative ones, since dealing with the hospitalization situation generates uncomfortable emotions, while the act of contributing to soften the impact of this process and working with playfulness generate comforting emotions. The results point to the need for an offer of support and care for this group. Thus, this study suggests promoting actions to guide extension workers on the stressful situations that involve caring in the pediatric clinic.
Palavras-chave: Saúde mental
Estudante
Hospitalização
Relações Comunidade-Instituição.
Mental health
Student
Hospitalization
Community-Institution Relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: LESSA, Itala Letice Pereira. Promoção de saúde mental mediadas pelas experiências de extensionistas em uma brinquedoteca hospitalar. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8763
Data do documento: 23-dez-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Promoção de saúde mental mediadas pelas experiências de extensionistas em uma brinquedoteca hospitalar.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.