00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8676
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação de desempenho no setor público: uma pesquisa bibliográfica.
Título(s) alternativo(s): Performance evaluation in the public sector: a bibliographic research.
Autor(es): Barros, Ludymilla Carvalho de
Primeiro Orientador: Marques, Adriana Alvarenga
metadata.dc.contributor.referee1: Finger, Andrew Beheregarai
metadata.dc.contributor.referee2: Chagas, Rosiane
Resumo: A avaliação de desempenho é uma ferramenta necessária para a gestão de pessoas em qualquer organização. No serviço público sua aplicação difere do privado devido as peculiaridades inerentes ao setor. Assim, este estudo teve como objetivo geral descrever como tem sido feita a avaliação de desempenho em diferentes contextos organizacionais do setor público a partir de publicações do Google Acadêmico feitas nos últimos cinco anos. Para alcançá-lo foram estabelecidos quatro objetivos específicos. O primeiro foi descrever o método de avaliação de desempenho utilizado em cada caso; o segundo, apresentar um quadro com as principais informações sobre cada sistema; o terceiro, verificar quais foram os principais problemas relatados sobre a avaliação de desempenho das organizações estudadas; e o quarto foi fazer uma análise comparativa entre os casos, conferindo com a literatura especializada. As informações deste trabalho foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica e documental, alcançando o número de seis casos com a descrição dos sistemas e formulários aplicados. Os resultados foram discutidos no subcapítulo 4.5, onde foi feita a análise comparativa para verificar semelhanças e divergências entre os casos, conferindo com o que diz a literatura especializada. Esses resultados revelaram que, ainda que os sistemas aplicados nas instituições apresentem alguns pontos positivos, há necessidade de evoluir em relação a vários outros pontos. É preciso, assim, que o processo seja melhor estruturado e organizado, fornecendo treinamento aos avaliadores e preparação às demais partes envolvidas no processo; também, que se utilize os resultados para fornecer feedback e realizar mudanças reais no ambiente de trabalho, não exclusivamente para cumprir a legislação; e, por fim, que a cultura organizacional seja trabalhada para que a avaliação de desempenho não seja mais vista como mero procedimento legal, mas como um instrumento capaz de gerar benefícios para o servidor, gestor, equipe e consequentemente, para a prestação dos serviços públicos.
Abstract: The performance evaluation is a necessary tool for people management in any organization. In the public services, its application differs from the private one due to the peculiarities inherent to the sector. Thus, this study aimed to describe how performance evaluation has been implemented in different organizational contexts in the public sector based on Google Scholar publications produced in the last five years. In order to achieve the aim, four specific steps were established. The first was to describe the performance evaluation method used in each case; the second, showcase most relevant information about each system; the third, to ascertain which were the main problems reported on the organizations performance evaluations; and the fourth was to make a comparative analysis between the cases, checking with the specialized literature. The information in this piece was obtained through bibliographic and documentary research, counting with the number of six cases wich contain the description of the systems and applied forms. The results were discussed in subchapter 4.5, where the comparative analysis was carried out to verify similarities and divergences between the cases, according to specialized literature. These results revealed that, although the systems applied in the institutions present positive points, there is a need to evolve in respect to several other points. Therefore, it is necessery to create a better structure and process of organization, providing training for the evaluators and preparation to the other parties involved in the process; also, to use the results providing feedback and make real changes in the work environment, not to exclusively comply to the legislation; and, ultimely, can the organizational culture undergoes evolution so that the performance evaluation is no longer seen as a mere legal procedure, but as an instrument capable of generating benefits for the civil servant, manager, team and, consequently , for the provision of public services.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Gestão de pessoas
Serviço público
People management
Performance evaluation
Public servisse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração
Citação: BARROS, Ludymilla Carvalho de. Avaliação de desempenho no setor público: uma pesquisa bibliográfica. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8676
Data do documento: 24-jul-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação de desempenho no setor público - uma pesquisa bibliográfica..pdf7.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.