00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Dimas José da Paz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7379-0291pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198565667586206pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Jadriane de Almeida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2878-5589pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848188829995621pt_BR
dc.creatorSilva, Josival Alex Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4173712077406137pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-12T03:02:27Z-
dc.date.available2022-03-11-
dc.date.available2022-03-12T03:02:27Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationSilva, Josival Alex Freitas. O uso do programa chemsketch no ensino de funções orgânicas para alunos de terceiro ano do ensino médio. 2022. 43 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8669-
dc.description.abstractThe subject of organic functions with their molecular representation, for having a very important role in the understanding of naming chemical structures, takes away the sleep of many high school teachers in front of their students due to the difficulty in modeling structures. Noting that there is a lack of didactic support for the classes and a dismay of the students when it comes to chemistry in the third year of high school, a stimulus should be given to teachers to favor the teaching-learning process, with the intention of also placing in the face of practical situations that introduce technological resources (images and videos), favoring a more interesting form of knowledge appropriation. Thus, the objective of the work was to facilitate the learning of chemistry with a focus on molecular representation, using a molecular modeling program, as well as to provide a multimedia tool that helps in its use. The chemsketch program was applied at the Irene Garrido State College, where we obtained excellent results favoring the understanding of the subject of nomenclature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunções orgânicaspt_BR
dc.subjectNomenclaturapt_BR
dc.subjectChemsketchpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectOrganic functionspt_BR
dc.subjectNomenclaturept_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO uso do programa chemsketch no ensino de funções orgânica para alunos de terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe use of the chemsketch program in the teaching of orgnic functions of third year hig school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO assunto de funções orgânicas com sua representação molecular, por ter um papel muito importante no entendimento de dar nomes a estruturas químicas, tira o sono de muitos professores de ensino médio frente a seus alunos pela dificuldade na modelagem de estruturas. Observando que existe uma falta de apoio didático para as aulas e um desânimo dos alunos quando se trata de química do terceiro ano do ensino médio, um estímulo deve ser dado aos professores para favorecer o processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de também colocá-los diante de situações práticas que introduzam os recursos tecnológicos (imagens e vídeos), favorecendo uma forma mais interessante de apropriação do conhecimento. Dessa forma, o trabalho teve por objetivo facilitar o aprendizado da química com enfoque na representação molecular, utilizando um programa de modelagem molecular, bem como, disponibilizar uma ferramenta multimídia que auxilie na sua utilização. O programa chemsketch foi aplicado no Colégio Estadual Irene Garrido, onde obtive-se excelentes resultados favorecendo a compreensão do assunto de nomenclatura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do programa chemsketch no ensino de funcoes organicas para alunos de terceiro ano do ensino medio.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.