00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.creatorFelix, Arnold de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9463500881579544pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-11T06:35:02Z-
dc.date.available2022-03-11-
dc.date.available2022-03-11T06:35:02Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationFelix, Arnold de Almeida. Instagram como ferramenta em educação informal no ensino de química. 2022. 45 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8666-
dc.description.abstractThe present work seeks to conceptualize the importance of education for the development of a country, and from this idea, explain how existing teaching methodologies were increasingly being updated with the evolution of humanity. Based on the ideas of Gonçalves (2015 the difference between formal, non-formal and informal methods of education was defined, giving more focus to the latter, as well as its influence on the teaching of chemistry. With a well-established definition, we sought to clarify how social networks are used, citing examples of some such as Facebook, Youtube, Whatsapp, as well as their descriptions and their relevance. Continuing, it was analyzed how Instagram can be used as an informal teaching method of chemistry education through the sharing of chemistry-related content through the social network. Ending then with the data obtained from the scope of the publications and consequently their involvement after the execution of the proposal. Then, validate the proposed methodology to help the way chemistry is taught in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação informalpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectInformal educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleInstagram como ferramenta em educação informal no ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeInstagram as a tool in informal education in chemistry teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, busca conceituar a importância da educação para o desenvolvimento de um país, e a partir dessa ideia, explanar sobre como as metodologias de ensino existentes foram cada vez mais sendo atualizados com o decorrer da evolução da humanidade. Baseado nas ideias de Gonçalves (2015) foi definida a diferença entre os métodos formal, não-formal e informal de educação, dando mais enfoque ao último, assim como sua influência no ensino da química. Com uma definição bem estabelecida, buscou-se esclarecer sobre como as redes sociais são utilizadas citando exemplo de algumas como o Facebook, Youtube, Whatsapp, bem como suas descrições e suas relevâncias. Dando continuidade, foi analisado sobre como o Instagram pode ser utilizado como um método de ensino informal de educação em química através do compartilhamento de conteúdos relacionados a química por meio da rede social. Finalizando então com os dados obtidos do alcance das publicações e consequentemente seu envolvimento após a execução da proposta. Validando então a metodologia proposta para o auxiliar a forma como a matéria de química é lecionada nas escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Instagram como ferramenta em educação informal no ensino de química.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.