00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8147664686175269pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.creatorSilva, Fabiano de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-03-07T21:42:22Z-
dc.date.available2022-02-27-
dc.date.available2022-03-07T21:42:22Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiano de Carvalho. Aplicação de jogos para a aprendizagem de potenciação no 6º. ano do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Poço das Trincheiras-AL: um estudo de caso. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8647-
dc.description.abstractThe present paper consists of a case study done through a research carried out in a class of the 6th year of Elementary School II. It is based on the content of potentiation and the use of games, and shows a connection between games and teaching-learning in the study of powers. Empowerment teaching is proposed with the use of didactic games as a teaching methodology to improve the classroom environment, making the study of Mathematics more enjoyable. Based on this, this work addresses the playfulness and the use of the Memory of Powers Game and the Power Trails Game as a methodological resource for resolution of problems, and for a teaching-learning focused on everyday life, so that students easily understand their concept and its application in practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - 6º. a 9º.pt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectPotenciaçãopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMath gamespt_BR
dc.subjectPotentiationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAplicação de jogos para a aprendizagem de potenciação no 6º. ano do ensino fundamental de uma escola municipal, da cidade de Poço das Trincheiras-AL: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeApplication of games for learning potential learning in the 6th year of fundamental education of a municipal school, from the city of Poço das Trincheiras- AL: a case of studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo consiste em um estudo de caso feito através de uma pesquisa realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. O mesmo fundamenta-se no conteúdo de Potenciação e o uso de jogos, e mostra uma conexão entre jogos e ensino-aprendizagem no estudo das potências. É proposto o ensino de potenciação com a utilização de jogos didáticos como metodologia de ensino para melhorar o ambiente de sala de aula, deixando mais prazeroso o estudo de Matemática. A partir disso, esse trabalho aborda o lúdico e a utilização do Jogo da Memória de Potências e do Jogo Trilha de Potências como recurso metodológico para a resolução de problemas, e para um ensino-aprendizagem voltado para o cotidiano, de modo que os alunos compreendam facilmente seu conceito e sua aplicação na prática.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.