00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8632
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O paradoxo das mídias: como as propensões do interlocutor alteram o sentido da mensagem
Título(s) alternativo(s): The media paradox: how the interlocutor's propensities change the meaning of the message
Autor(es): Cavalcante, Richard Bryan Gomes
Primeiro Orientador: Santos, Ronaldo Bispo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das
metadata.dc.contributor.referee2: Baldanza, Renata Francisco
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Magnolia Rejane dos
Resumo: O presente trabalho analisou a percepção de viés de notícia no tensionamento entre mídia e interlocutor, examinando como crenças pré-estabelecidas de grupos partidários podem interferir na plena compreensão do conteúdo veiculado. O tema ganhou maior notoriedade em 2018, quando Chris Wylie, então cientista de dados da Cambridge Analytica, veio a público denunciar que as eleições de 2016, dos EUA, foram vencidas por métodos nada republicanos, explorando filtros-bolha, fake news e diversas fragilidades da cognição humana. A fim de compreender melhor a questão, partiu-se de uma perspectiva biológica para esclarecer como a evolução moldou o comportamento humano ao longo das gerações, dando maior destaque aos distúrbios gerados pela dissonância cognitiva, seguida de uma extensa pesquisa sobre o Fenômeno da Mídia Hostil, onde temas como os filtros-bolha e as fake news foram aprofundados, e as implicações desse problema para o jornalismo e a opinião pública. Objetivou-se, portanto, dar ao leitor uma visão mais ampla sobre os efeitos do partidarismo para o indivíduo, a sociedade e o jornalismo como instituição de notícia. Para isso, um estudo de caso de baixa amostragem, ao final do trabalho, trouxe algumas respostas – e diversos outros questionamentos, dado as limitações inerentes a um trabalho de monografia – sobre esse fenômeno em um cenário muito mais próximo da realidade brasileira.
Abstract: The following work analyzed the perception of news bias in the tension between the media and the interlocutor, examining how the pre-established beliefs of party groups can interfere in the full understanding of the content conveyed. The topic stood out in 2018, when Chris Wylie, at the time data scientist at Cambridge Analytica, went public to denounce that the 2016 US elections were won by non-republican methods, exploiting bubble filters, fake news, and various weaknesses of human cognition. To better understand the issue, this work started from a biological perspective to clarify how evolution has shaped human behavior over the generations, emphasizing disorders generated by cognitive dissonance, followed by extensive research on the Hostile Media Phenomenon, where topics such as bubble filters and fake news have been deepened, and the implications of this problem for journalism and public opinion. The objective, therefore, was to give the reader a broader view of the effects of partisanship on the individual, society, and journalism as a news institution. For this, a low-sampling case study, at the end of the work, brought some answers – and several other questions, given the inherent limitations of a monograph work – about this phenomenon in a scenario much closer to the Brazilian reality.
Palavras-chave: Comunicação de massa (Mídia hostil)
Dissonância cognitiva
Filtros-bolha
Fake news
Assimilação tendenciosa
Percepção de viés noticioso
Hostile Media Phenomenon
Cognitive dissonance
Biased assimilation
Perception of news bias
Bubble filters
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Jornalismo
Citação: CAVALCANTE, Richard Bryan Gomes. O paradoxo das mídias: como as propensões do interlocutor alteram o sentido da mensagem. 2022. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Jornalismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8632
Data do documento: 28-set-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O paradoxo das mídias: como as propensões do interlocutor alteram o sentido da mensagem.pdf3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.