00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Dimas José da Paz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7379-0291pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6198565667586206pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Xavier, Jadriane de Almeida-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2878-5589pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0848188829995621pt_BR
dc.creatorCampos, Luciana dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9801856263437718pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-03T22:09:33Z-
dc.date.available2022-03-03-
dc.date.available2022-03-03T22:09:33Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationCampos, Luciana dos Santos. Estereoquímica: uma análise do conteúdo didático abordado nos livros do ensino médio e propostas de materiais complementares. 2022. 56 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8610-
dc.description.abstractTraditional teaching is seen as something out of date, the student should no longer be seen as a passive listener of information that the teacher exposes. Faced with the existing technologies that the student has at his disposal, the teacher is no longer the holder of the "knowledge" and has become a facilitator and articulator, this professional profile demanded of him a position of differentiated form of social, political and human development. Since teaching is centered on scientific concepts, contextualization makes it possible to correlate the contents and the reality of the students. The textbooks accompany these changes that are occurring in the current context, as they directly influence the quality of teaching, since their use the students to the content to be explored, besides it the use of didactic resources contributes to the teacher to develop in his classes the participation of the students, as well as abilities, creativity and motivation. The discipline of chemistry, because it is abstract, is repugnant to a good part of the students, who cannot understand it, a fact that relates to methods of teaching aimed at memorizing, that the teacher does not use a more attractive methodology that provides the interaction of the scientific world with the daily life of the student. The understanding of stereochemistry presents considerable difficulty since it requires a three-dimensional view of it. This work aims to analyze how these aspects are being approached in the textbook, to have this approach, and to make a list of complements that facilitate the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEstereoquímicapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectStereochemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEstereoquímica: uma análise do conteúdo didático abordado nos livros do ensino médio e propostas de materiais complementarespt_BR
dc.title.alternativeStereochemistry: an analysis of the teaching content addressed in the middle school books and proposals for complementary materialspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ensino tradicional, é visto como algo ultrapassado, o aluno não deve mais ser visto como ouvinte passivo das informações que o professor expõe. Diante das tecnologias existentes, que o aluno tem ao seu dispor, o professor deixou de ser o detentor do “saber” e passou a ser um facilitador e articulador, esse perfil profissional exigi dele um posicionamento de forma diferenciada de desenvolvimento social, político e humano. Uma vez que o ensino é centrado em conceitos científicos, a contextualização possibilita a correlação dos conteúdos e a realidade dos alunos. Os livros didáticos acompanham essas mudanças que vem ocorrendo no contexto atual, por influenciar diretamente na qualidade do ensino, visto que a sua utilização aproxima os estudantes ao conteúdo a ser explorado, além dele a utilização de recursos didáticos contribui para que o professor desenvolva em suas aulas a participação dos alunos, bem como habilidades, criatividade e motivação. A disciplina da Química por ser abstrata, causa repulsa para uma boa parte dos estudantes, que não conseguem compreendê-la, fato esse que se relaciona com métodos de ensino voltado à memorização, que o professor não utiliza uma metodologia mais atraente, que proporcione a interação do mundo científico, com o cotidiano do aluno. A compreensão da estereoquímica apresenta bastante dificuldade visto que requer uma visão tridimensional dela. Esse trabalho tem como objetivo analisar como esses aspectos estão sendo abordado no livro didático, dispor dessa abordagem, e fazer levantamento de complementos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.