Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9262-6507 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5482-4684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mônica Araújo da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1947067470970256 | pt_BR |
dc.creator | Calheiros, Lucas Fernandes Santana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9494724463743295 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-03T03:35:20Z | - |
dc.date.available | 2022-03-02 | - |
dc.date.available | 2022-03-03T03:35:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-01 | - |
dc.identifier.citation | Calheiros, Lucas Fernandes Santana. Revisão da literatura sobre o uso de softwares no ensino de química. 2022. 37 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8605 | - |
dc.description.abstract | The teaching-learning process of chemistry is often considered complex due to the difficulty that students have in assimilating the contents worked in the classroom, as well as the difficulty that teachers have in developing the subjects and contents in a didactic and understandable way , since chemistry is based on a lot of abstract explanation that requires a student's imagination. To supply this need for students' perception during the explanation of the contents, digital resources emerge that often bring simulations of chemical phenomena that can be used in the didactic sequences in the classroom with the students so that the subjects are better understood. Within this context, this work presents a brief bibliographic review of the use of software that is used in the teaching of chemistry and the role of the teacher in the classroom in the face of a technological evolution and an accelerated development of the students' ability to interact. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Software educativo | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational software | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | Revisão da literatura sobre o uso de softwares no ensino de química | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature review on the use of software in chemistry teaching | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de ensino-aprendizagem de química é muitas vezes considerado complexo devido a dificuldade que os alunos possuem em assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula, assim como, a dificuldade que os professores possuem em desenvolver os assuntos e conteúdos de maneira didática e compreensível, visto que a química é pautada em muita explicação abstrata que exige do aluno uma disposição de imaginação. Para suprir essa necessidade de percepção dos alunos durante a explicação dos conteúdos, surgem os recursos digitais que muitas vezes trazem simulações de fenômenos químicos que podem ser utilizados nas sequencias didáticas em sala de aula junto aos alunos para que os assuntos sejam mais compreendidos. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica do uso de softwares que são utilizados no ensino de química e do papel do professor em sala de aula diante de uma evolução tecnológica e de um desenvolvimento acelerado da capacidade de interação dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revisao da literatura sobre o uso de softwares no ensino de quimica.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.