00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Francyelle Moura de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677739496868550pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Vitor Lopes de Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4632909294189976pt_BR
dc.creatorCaminha, Thomas Vitor Oliveira dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816480053394844pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-03T03:10:58Z-
dc.date.available2022-03-02-
dc.date.available2022-03-03T03:10:58Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationThomas Vitor Oliveira dos Santos Caminha. Nanotecnologia e nanociência: propostas didáticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aula. 2022. 43 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8604-
dc.description.abstractIn order for our students to have a training that prepares them for life in all its dimensions, they must receive an education that enables a general culture and a comprehensive view of the world. Therefore, the High School should be developed in a contextualized way, interconnecting theory and practice, encouraging critical and reflexive postures, as well as fostering interdisciplinary, so that students have a less fragmented view of reality and are thus able to solve problems that are your responsibility. The suggested material during the work will be to dynamise and contextualize the Chemistry classes, where in this way we will be able to approach the theme Nanotechnology and Nanoscience with the reality of the students, through different didactic proposals. It can be understood that with the inclusion of alternative practices, for example, comics, corporate games, websites, applications, classroom software makes the student understand chemical concepts and their applicability, besides being worked on the social side, critical and reflective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectNanociênciapt_BR
dc.subjectNanotecnologiapt_BR
dc.subjectPropostas didáticaspt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectNanosciencept_BR
dc.subjectNanotechnologypt_BR
dc.subjectTeaching proposalspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleNanotecnologia e nanociência: propostas didáticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeNanotechnology and nanoscience: didactic proposals for teaching nanotechnology in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPara que nossos alunos tenham uma formação que os prepare para a vida em todas as suas dimensões, os mesmos devem receber uma educação que possibilite uma cultura geral e uma visão abrangente do mundo. Sendo assim, o Ensino Médio deve ser desenvolvido de maneira contextualizada, interligando teoria e prática, incentivando posturas críticas e reflexivas, bem como propiciando a interdisciplinaridade, para que os alunos tenham uma visão menos fragmentada da realidade e estejam, assim, aptos a resolver os problemas que forem de sua responsabilidade. O material sugerido durante o trabalho terá como função dinamizar e contextualizar as aulas de Química, onde desta forma poderemos aproximar o tema Nanotecnologia e Nanociência com a realidade dos alunos, através de diferentes propostas didáticas. Pode-se entender que com a inclusão de práticas alternativas, por exemplo, as histórias em quadrinhos, jogos coorporativos, sites, aplicativos, softwares em sala de aula faz o aluno compreender conceitos químicos e sua aplicabilidade, além de ser trabalhado o lado social, crítico e reflexivo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nanotecnologia e nanociência - propostas didaticas para o ensino de nanotecnologia em sala de aula.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.