00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sérgio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548303459275924pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6749-4725pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.creatorSilva Filho, José Acioli da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4474661625236121pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-01T20:17:05Z-
dc.date.available2022-03-01-
dc.date.available2022-03-01T20:17:05Z-
dc.date.issued2010-12-03-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, José Acioli da. O teatro de animação linguagem artística pedagógica numa abordagem complexa e multirreferencialidade. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8590-
dc.description.abstractThis research was motivated and aims Theatre of Animation and its genres Puppets, Shadows, Masks, Objects, Shapes and Animated Brincantes, focusing on the possibilities of various pedagogical actions in respect of materials, techniques, animation and approach, looking at the various schools in purposes. Having their pedagogical bases of learning by doing, by hand, as a way to survive in the contemporary world linked to the ongoing process of civilization. Analysis of the language and the various technical and aesthetic ways of artistic language of the Animation Theater, its modalities and forms of expression, explaining its constituent elements. We note the potential of making art, especially When we merge different manipulation techniques, such as the modality Puppet: wire, rod, glove, direct manipulation, among others. The Theatre of Animation is a language more suitable for the development of verbal communication, oral and written, without prejudice to other languages because it is actually an expression of total and unfinished human being.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de Animação - Complexidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMultirreferencialidadept_BR
dc.subjectEducadores – Práticapt_BR
dc.subjectAnimation Theaterm - Complexitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO teatro de animação linguagem artística pedagógica numa abordagem complexa e multirreferencialidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi motivada tendo como finalidade o Teatro de Animação e seus gêneros Bonecos, Sombras, Máscaras, Objetos, Formas Animadas e Brincantes, focalizando as possibilidades das várias ações pedagógicas a título de materiais, técnicas, animação e abordagem, contemplando as oficinas nos diversos propósitos. Tendo as suas bases pedagógicas do aprender-fazendo, de forma artesanal, como maneira que sobrevive no mundo contemporâneo atrelado ao processo contínuo de civilização. Desvelaremos a linguagem e as várias maneiras técnicas e estéticas da linguagem artística do Teatro de Animação, suas modalidades e suas formas de expressão, explicitando seus elementos constitutivos. Observamos as potencialidades do fazer artístico, principalmente quando mesclamos técnicas de manipulação diferentes, a exemplo na modalidade Bonecos: de fios, de vara, de luva, manipulação direta, entre outros. O Teatro de Animação é uma linguagem mais própria para o desenvolvimento da comunicação verbal, oral e escrita, sem prejuízo das outras linguagens, pois ele é, na verdade, uma expressão total e inacabada do ser humano.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.