Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8590
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borba, Sérgio da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8824696825693121 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4548303459275924 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Adriana Almeida Sales de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6749-4725 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7571440852975071 | pt_BR |
dc.creator | Silva Filho, José Acioli da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4474661625236121 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-01T20:17:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-01 | - |
dc.date.available | 2022-03-01T20:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, José Acioli da. O teatro de animação linguagem artística pedagógica numa abordagem complexa e multirreferencialidade. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8590 | - |
dc.description.abstract | This research was motivated and aims Theatre of Animation and its genres Puppets, Shadows, Masks, Objects, Shapes and Animated Brincantes, focusing on the possibilities of various pedagogical actions in respect of materials, techniques, animation and approach, looking at the various schools in purposes. Having their pedagogical bases of learning by doing, by hand, as a way to survive in the contemporary world linked to the ongoing process of civilization. Analysis of the language and the various technical and aesthetic ways of artistic language of the Animation Theater, its modalities and forms of expression, explaining its constituent elements. We note the potential of making art, especially When we merge different manipulation techniques, such as the modality Puppet: wire, rod, glove, direct manipulation, among others. The Theatre of Animation is a language more suitable for the development of verbal communication, oral and written, without prejudice to other languages because it is actually an expression of total and unfinished human being. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro de Animação - Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Multirreferencialidade | pt_BR |
dc.subject | Educadores – Prática | pt_BR |
dc.subject | Animation Theaterm - Complexity | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | O teatro de animação linguagem artística pedagógica numa abordagem complexa e multirreferencialidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi motivada tendo como finalidade o Teatro de Animação e seus gêneros Bonecos, Sombras, Máscaras, Objetos, Formas Animadas e Brincantes, focalizando as possibilidades das várias ações pedagógicas a título de materiais, técnicas, animação e abordagem, contemplando as oficinas nos diversos propósitos. Tendo as suas bases pedagógicas do aprender-fazendo, de forma artesanal, como maneira que sobrevive no mundo contemporâneo atrelado ao processo contínuo de civilização. Desvelaremos a linguagem e as várias maneiras técnicas e estéticas da linguagem artística do Teatro de Animação, suas modalidades e suas formas de expressão, explicitando seus elementos constitutivos. Observamos as potencialidades do fazer artístico, principalmente quando mesclamos técnicas de manipulação diferentes, a exemplo na modalidade Bonecos: de fios, de vara, de luva, manipulação direta, entre outros. O Teatro de Animação é uma linguagem mais própria para o desenvolvimento da comunicação verbal, oral e escrita, sem prejuízo das outras linguagens, pois ele é, na verdade, uma expressão total e inacabada do ser humano. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O teatro de animação - uma linguagem artística pedagógica nos processos criativos com uma abordagem complexa multireferencial.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.