00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.creatorSilva, Vitoria Cristina Pereira de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884884998164609pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-26T19:36:17Z-
dc.date.available2022-02-26-
dc.date.available2022-02-26T19:36:17Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationSilva, Vitoria Cristina Pereira de Oliveira. A química das festas como tema gerador no ensino de Química. 2022. 46 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8582-
dc.description.abstractGiven the changes in our society, the BNCC (Common National Curriculum Base) emerges with the purpose of highlighting the importance of developing students' abilities to act as active citizens, and consequently changing the format of teaching chemistry in Brazil. The chemical/biochemical description of food can be a facilitating means for teaching Chemistry and provide meaningful learning as it allows for evidence of chemical reactions and represent them to students in a contextualized way. In this work, the food that was evidenced belongs to the class of carbohydrates, sugar (sucrose), is an ingredient very present on the table of Brazilians, and within the context of the parties it is included in several products, such as cakes, sweets, snacks, soft drinks, etc. It is a substance produced by sugarcane (Saccharumofficinarum L.) and also by sugar beet (Beta vulgaris) in colder places on the planet. Considering that Brazil is the 4th country in the world that consumes the most sugar (sucrose), there is also a need to understand the benefits and harms of its consumption by students. The work sought to make a comprehensive approach to sucrose, as well as to propose a didactic sequence to promote meaningful learning in chemistry teaching through the development of skills and competences established in the BNCC, in addition to the development of food/nutritional education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAçúcarpt_BR
dc.subjectTema geradorpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSugarpt_BR
dc.subjectGenerationg themept_BR
dc.subjectTeaching chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA química das festas como tema gerador no ensino de Químicapt_BR
dc.title.alternativeThe chemistry of partes as a generating theme in the teatching of chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDiante das mudanças em nossa sociedade, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) surge com a finalidade de evidenciar a importância do desenvolvimento das habilidades dos alunos para atuarem como cidadãos ativos, e consequentemente mudar a formatação do ensino de química no Brasil. A descrição química/bioquímica dos alimentos pode ser um meio facilitador para o ensino de Química e proporcionar uma aprendizagem significativa, pois permite evidenciar reações químicas e representá-las para os estudantes de maneira contextualizada. Neste trabalho o alimento que foi evidenciado pertence à classe dos carboidratos, o açúcar (sacarose), é um ingrediente muito presente na mesa dos brasileiros, e dentro do contexto das festas está inserido em diversos produtos, como bolos, doces, salgados, refrigerantes, etc. É uma substância produzida pela cana-de-açúcar (Saccharumofficinarum L.) e também pela beterraba (Beta vulgaris) em lugares mais frios no planeta. Considerando que o Brasil é o 4º país do mundo que mais consome açúcar (sacarose), surge também a necessidade da compreensão dos benefícios e malefícios do seu consumo pelos estudantes. O trabalho buscou fazer uma abordagem abrangente sobre a sacarose, assim como propor uma sequência didática para promoção de uma aprendizagem significativa no ensino de química por meio do desenvolvimento das habilidades e competências estabelecidas na BNCC, além do desenvolvimento da educação alimentar/nutricional. Em um segundo momento da pesquisa, pretende-se realizar a aplicação da sequência didática em sala de aula que devido a pandemia do covid-19 não foi possível.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A quimica das festas como tema gerador no ensino de quimica.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.