00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - QUÍMICA - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César Costa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0262501860160289pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Francis Soares-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1346-3162pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8626107472806227pt_BR
dc.creatorSantos, Jaelson Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269556743591468pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T00:47:28Z-
dc.date.available2022-02-23-
dc.date.available2022-02-24T00:47:28Z-
dc.date.issued2015-03-05-
dc.identifier.citationSantos, Jaelson Silva. Proposta de experimento didático utilizando a análise por injeção em fluxo com detecção espectrofotométrica para determinação de peróxido de hidrogênio. 2022. 62 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8571-
dc.description.abstractA system of flow injection analysis (FIA) can be an important tool in chemistry teaching labs, because besides the demonstration of the basic fundamentals, the FIA systems can be used to teach / demonstrate important concepts for the training of professionals in the area chemistry. This work developed for the spectrophotometric determination of hydrogen peroxide in oxygenated water samples using as reagent potassium permanganate. The methodology consists in the reaction between the H2O2 and KMnO4 being determined by the discoloration of the solution in sulfuric acid medium due to a change in oxidation state. Analyses were monitored at 525 nm and recorded as a change in absorbance given that the signal decreases when analyte is injected into the system, the absorbance change is proportional to the concentration of hydrogen peroxide present in the sample. The system parameters such as the concentration of the solutions, flow rate, sample volume, mixing coil use and wavelength were optimized and adopted for further studies. The analytical curves after optimization is presented by the equation: (ΔA) = 0.023 (± 0.001) x - 0.007 (± 0.002). The proposed method has the following characteristics: linear range from 1.0 to 30 mg / L, r = 0.999, LD = 0.26 mg / L, LQ = 0.87 mg / L and sample throughput of about 60 injections per hour. With the proposed method was applied to evaluate 8 oxygenated water samples marketed locally, 4 solutions used as septic and 4 creamy solutions. The results were compared with the conventional method as a reference volume, potassium permanganate used as titrant. It has been found that the method has higher values compared to the comparative method, but can be applied in chemistry teaching laboratories to be repetitive and, more sensitive, easy handling and low cost.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimento didáticopt_BR
dc.subjectPeróxido de hidrogêniopt_BR
dc.subjectAnálise por injeção em fluxopt_BR
dc.subjectDescoloração do permanganato de potássiopt_BR
dc.subjectÁgua oxigenadapt_BR
dc.subjectDidactic experimentpt_BR
dc.subjectHydrogen peroxidept_BR
dc.subjectAnalysis flow injection of potassium permanganate discolorationpt_BR
dc.subjectUV detectionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleProposta de experimento didático utilizando a análise por injeção em fluxo com detecção espectrofotométrica para determinação de peróxido de hidrogêniopt_BR
dc.title.alternativeProposal for a didactic experiment using flow injection analysis with spectrophotometric detection for hydrogen peroxide determinationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm Sistema de análise por injeção em fluxo (FIA) pode ser uma importante ferramenta em laboratórios de ensino de química, pois além da demonstração dos fundamentos básicos, os sistemas FIA podem ser utilizados para ensinar/demonstrar conceitos importantes para a formação de profissionais na área de química. Neste trabalho foi desenvolvido para a determinação espectrofotométrica de peróxido de hidrogênio em amostras de água oxigenada utilizando como reagente o permanganato de potássio. A metodologia consiste na reação entre o H2O2 e o KMnO4, sendo determinado pela descoloração da solução em meio sulfúrico devido a mudança no estado de oxidação. As análises foram monitoradas a 525 nm e registrado como uma variação da absorbância, visto que o sinal decresce quando o analito é injetado no sistema, essa variação de absorbância é proporcional a concentração de peróxido de hidrogênio presente na amostra. Os parâmetros do sistema, como a concentração das soluções, vazão, volume de amostra, uso de bobina de mistura e comprimento de onda foram otimizados e adotados para os estudos posteriores. A curva analítica construída após otimização é apresentada pela equação: (ΔA) = = 0,023 (± 0,001) x - 0,007 (± 0,002). O método proposto apresentou as seguintes características: faixa linear 1,0 – 30 mg/L, r = 0,999, LD = 0,26 mg/L, LQ = 0,87 mg/L e freqüência analítica de aproximadamente 60 injeções por hora. Com o método proposto foi aplicado para avaliar 8 amostras de água oxigenada comercializadas localmente, sendo 4 soluções utilizadas como sépticas e 4 soluções cremosas. Os resultados obtidos foram comparados com o método volumétrico clássico como referência, utilizado o permanganato de potássio como titulante. Verificou- se que o método apresenta valores mais elevados em comparação com o método comparativo, mas pode ser aplicado em laboratórios de ensino de química por ser bem repetitivo, mais sensível, de fácil manipulação e de baixo custo.pt_BR
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