00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miranda, Edma Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418533177406749pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Malta, Valéria Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9000-9839pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963825852843234pt_BR
dc.creatorFreitas, Denize Silva de-
dc.creator.Lattesttp://lattes.cnpq.br/6401642811047323pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T22:05:38Z-
dc.date.available2022-02-21-
dc.date.available2022-02-21T22:05:38Z-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.citationFreitas, Denize Silva de. Análise das contribuições dos jogos como metodologias pedagógicas para o ensino da química. 2022. 66 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso de Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8553-
dc.description.abstractNowadays in school practice, the use of current pedagogical resources in teaching in classrooms such as: the use of new more dynamic methodologies, among them: the application of didactic games in the teaching of the chemistry discipline by teachers, becomes extremely importante for a better construction of the teaching-learning process of students. This work aims to present an overview of the importance of the development of didactic games in the teaching of chemistry in the classrooms. The methodology adopted for the research was the analysis of publications presente in electronic databases, from the period of: 2008 to 2020, in the following languages Portuguese and Spanish. The main studies found on the subject were analyzed and discussed throughout the study, through the preparation of records. Educational games are considered by several researchers a very effctive means to work several points in the educational field, because this active methodology is not only dynamic, it encourages students to use the knowledge acquired over the years. The analysis of studies present in the scientific literature shows that despite the great advances, the study of chemistry is still carried out in a simple way for the fixation of concepts. Therefore, it is importante to develop new studies on the impact of the implementation of educational games in Brazilian schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativas de ensinopt_BR
dc.subjectNew methodologiespt_BR
dc.subjectGamingpt_BR
dc.subjectTeach in chemistrypt_BR
dc.subjectTeaching-learning processespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAnálise das contribuições dos jogos como metodologias pedagógicas para o ensino da químicapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the contributions of the game as pedagogical methodologies for the teaching of chemistrypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, na prática escolar, o emprego de recursos pedagógicos no ensino nas salas de aulas como, o uso de novas metodologias mais dinâmicas, entre elas a aplicação de jogos didáticos no ensino da disciplina de química pelos docentes, torna-se extremamente importante para uma melhor construção do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo apresentar um panorama sobre a importância do desenvolvimento de jogos didáticos no ensino da química, nas salas de aulas. A metodologia adotada para a realização da pesquisa foi análise de publicações presente em bancos de dados eletrônicos, do período de: 2008 a 2020, nos idiomas: português e espanhol. Os principais trabalhos encontrados sobre o tema, foram analisados e discutidos ao longo do estudo, por meio da elaboração de fichamentos. Os jogos educacionais são considerados por diversos pesquisadores um meio bastante eficaz para trabalhar diversos pontos no âmbito educacional, pois essa metodologia ativa, além de ser dinâmica, estimula os discentes utilizarem o conhecimento adquirido ao longo dos anos. A análise dos estudos presente na literatura científica demostram que, apesar dos grandes avanços, o estudo da química ainda é realizado de maneira simples para a fixação dos conceitos, sendo a utilização de jogos e atividades lúdicas uma ferramenta auxiliar para a fixação dos conteúdos Diante do levantamento bibliográfico realizado, acredita-se que haja a necessidade de uma maior divulgação dos jogos disponíveis entre a categoria docentes de química bem como novos estudos sobre o impacto da implementação dos jogos educacionais nas escolas brasileiras.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise das contribuicoes dos jogos como metodologias pedagogicas para o ensino da quimica.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.