00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8544
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Anunciação, Daniela Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6161-479Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9549507796312647pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lira, Fabricio Lúcio Cansanção-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322651753080618pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Maria Ester de Sá Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8036540477731607pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.creatorCorreia Júnior, Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0147708001205164 (CLAUDIO CORREIA)pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-20T18:53:40Z-
dc.date.available2022-02-20-
dc.date.available2022-02-20T18:53:40Z-
dc.date.issued2019-02-11-
dc.identifier.citationCorreia, Cláudio. A abordagem do equilíbrio de oxirredução através da aplicação de jogo didático. 2022. 61 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8544-
dc.description.abstractA lot of didactic tools can be employed to help the teaching-learning process in order to become more significant and attractive for pupils. A successful alternative is the use of didactic games and ludic activities in classroom. The present work involves the development, application and evaluation of a didactic game related to redox equilibrium for a group of students of Analytical Chemistry 1 from Chemistry course of Federal University of Alagoas. The game building involved elaboration of codified cards and a board; use of dice and markers to help players. They were applied quizzes since before classes of content to the day of game application with students present in classroom. Results were analyzed through the answers of quizzes and through student-players and creative team evaluation. According to the results, the game improved the teaching-learning process of redox equilibrium, promoted more dialogue and interaction between students. Besides, students employed it as evaluative as a dynamic and pleasant way of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEquilíbio redoxpt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectTeaching of chemistrypt_BR
dc.subjectRedox equilibriumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA abordagem do equilíbrio de oxirredução através da aplicação de jogo didáticopt_BR
dc.title.alternativeThe oxidation-reduction equilibrium approach through the application of a didactic gamept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUma série de ferramentas didáticas podem ser empregadas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de forma que se torne mais significativo e atraente para os alunos. Uma alternativa de sucesso é a utilização de jogos didáticos e atividades lúdicas em sala de aula. O presente trabalho aborda o desenvolvimento, aplicação e a avaliação de um jogo didático relacionado ao equilíbrio oxirredução para uma turma de Química Analítica 1 do curso de Química da Universidade Federal de Alagoas. A construção do jogo envolveu a elaboração de cartas codificadas e um tabuleiro; e uso de dados e marcadores para auxiliar os jogadores. Foram aplicados questionários desde antes das aulas do conteúdo ao dia de aplicação do jogo com os estudantes presentes em sala de aula. Os resultados foram analisados por meio das respostas aos questionários bem como avaliação dos estudantes jogadores e equipe idealizadora. De acordo com os resultados, pode-se inferir que o jogo auxiliou o processo de ensino e aprendizagem do equilíbrio de oxirredução, promovendo maior diálogo e interação entre os alunos, além de ter sido empregado como instrumento avaliativo de forma dinâmica e agradável aos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A abordagem do equilibrio de oxirreducao atraves da aplicacao de jogo didatico.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.