00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IQB Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9262-6507pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5482-4684pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ícaro Mota-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1901-7702pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841287383537466pt_BR
dc.creatorSoares, Carla Juliana Silva-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8934-9900pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4872604121940046pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-19T19:07:01Z-
dc.date.available2022-02-19-
dc.date.available2022-02-19T19:07:01Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationSoares, Carla Juliana Silva. Parâmetros de Alfabetização Científica em Química Ambiental nas coleções do livro “Química Ser Protagonista” nos PNLD (2012, 2015 e 2018). 2022. 52 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) - Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8539-
dc.description.abstractScientific Literacy, more and more, has been discussed and it is notable that there is a growing development of the subject in all possible areas, one of the main ones, the school and everything that composes it, such as textbooks. The present work was carried out from the analysis of the collection “Química Ser Protagonista” (QSP), approved and distributed by the National Textbook Program (PNLD) in the trienniums from 2012 to 2014, 2015 to 2017 and 2018 to 2020. This study, aims to analyze and categorize the issues in the related collection as “problem”, “global issues”, “projects” and “questions of entrance exams and ENEM”. The material was analyzed in the light of the Scientific Literacy Indicators proposed by Pizarro (2014) and the analysis instrument in “Thematic Axes in Environmental Chemistry” proposed and validated by Soares, Silva and Gonçalves (2021). The “resolved issues” in the books were not considered for the purpose of the corpus of this investigation. By analyzing the three collections of the three trienniums, we sought to assess whether the proposed potential indicators of scientific literacy had developed over the nine years of the nine books in the aforementioned collection. In addition to the indicators, we sought to evaluate the object of study against the thematic axes of Environmental Chemistry, proposed in order to identify the didactic potential of this material for teaching Chemistry in high school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectQuímica ambientalpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectEnvironmental chemistrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleParâmetros de Alfabetização Científica em Química Ambiental nas coleções do livro “Química Ser Protagonista” nos PNLD (2012, 2015 e 2018)pt_BR
dc.title.alternativeScientific Literacy Parameters in Environmental Chemistry in the collections of the PNLD book “Química Ser Protagonista” (2012, 2015 and 2018)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Alfabetização Científica, cada vez mais, tem sido discutida e notável que existe um crescente desenvolvimento do assunto em todos os âmbitos possíveis, um dos principais, a escola e tudo aquilo que a compõe, como por exemplo, os livros didáticos. O presente trabalho, foi realizado a partir da análise da coleção “Química Ser Protagonista” (QSP), aprovada e distribuía pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos triênios de 2012 a 2014, 2015 a 2017 e 2018 a 2020. Esse estudo, visa analisar e categorizar as questões na referente coleção como “problema”, “questões globais”, “projetos” e “questões de vestibulares e ENEM”. O material foi analisado à luz dos Indicadores de Alfabetização Científica propostos por Pizarro (2014) e do instrumento de análise em “Eixos Temáticos em Química Ambiental” propostos e validados por Soares, Silva e Gonçalves (2021). Não foram consideradas para efeito do corpus dessa investigação as “questões resolvidas” dos livros. Ao analisar às três coleções dos três triênios, buscou-se avaliar se houve o desenvolvimento dos potenciais indicadores de alfabetização científica propostos, ao longo dos nove anos dos nove livros da coleção supracitada. Além dos indicadores, buscou-se avaliar o objeto de estudo frente aos eixos temáticos de Química Ambiental, propostos de modo a identificar o potencial didático desse material para o ensino de Química no ensino médio.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.