Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8538
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Malta, Valéria Rodrigues dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9000-9839 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4963825852843234 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Matos, Karine Garcia | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1758509725841433 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Francine Santos de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-5482-4684 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4433476345682386 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Monique Gabriella Angelo da | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-9262-6507 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683701278112547 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Beatriz do Nascimento | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-4563-9436 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4519639337085957 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-19T04:51:20Z | - |
dc.date.available | 2022-02-18 | - |
dc.date.available | 2022-02-19T04:51:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-25 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Beatriz do Nascimento. A química dos cosméticos como proposta metodológica aplicando o empreendedorismo. 2022. 47 f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso em Química : Licenciatura) – Instituto de Química e Biotecnologia, Curso de Graduação em Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8538 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to present an interactive and innovative proposal on how to apply entrepreneurship in Chemistry classes taking into account the Chemistry of Cosmetics. With the reformulation of the new High School, the National Common Curricular Base (BNCC) is a record that describes the basic knowledge of teaching ordered in competences and skills, these changes according to the Mystery of Education (MEC) are important to reverse the context of stagnation, promoting an integral equity education aimed at a more inclusive, democratic and fair society. The structural organization is composed of four areas of knowledge, in which the discipline of Chemistry is inserted in Natural Sciences and its technologies. In this sense, we highlight entrepreneurial Science, including Entrepreneurship as one of the structuring axes of the training itineraries, being used for the first time within a national legal framework of education. The activity was carried out at a State School in the city of Maceió-AL, developing in students characteristics such as: creativity, innovation, planning and leadership. The data of this action research were collected through a questionnaire proving the learning of the contents under a new methodology. In this way, the project’s intruction and experimntation help to advance educational knowledge, demystifying the concept of entrepreneurship which does not refer exclusively to the business world. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cosméticos | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching | pt_BR |
dc.subject | Cosmetics chemistry | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.title | A química dos cosméticos como proposta metodológica aplicando o empreendedorismo | pt_BR |
dc.title.alternative | Cosmetics chemistry as a methodological proposal apllying entrepreneurship | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta interativa e inovadora de como aplicar o empreendedorismo nas aulas de Química levando em consideração a Química dos Cosméticos. Com a reformulação do novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um registro que descreve os conhecimentos básicos do ensino ordenados em competências e habilidades, essas mudanças segundo o Mistério da Educação (MEC) são importantes para reverter o contexto de estagnação, promovendo uma educação integral de equidade voltada para uma sociedade mais inclusiva, democrática e justa. A organização estrutural é composta por quatro áreas do conhecimento, na qual a disciplina de Química está inserida em Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste sentido, destacamos a Ciência empreendedora, incluindo o Empreendedorismo como um dos eixos estruturantes dos itinerários formativos, sendo utilizado pela primeira vez dentro de um marco legal nacional da educação. A atividade foi executada em uma Escola Estadual do município de Maceió-AL, desenvolvendo nos estudantes características como: criatividade, inovação, planejamento e liderança. Os dados desta pesquisa-ação foram coletados através de um questionário comprovando a aprendizagem dos conteúdos sob uma nova metodologia. Desse modo, a instrução e a experimentação do projeto auxiliam para o progresso de saberes educativos desmistificando o conceito de empreendedorismo o qual não se refere exclusivamente ao mundo empresarial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A quimica dos cosmeticos como proposta metodologica aplicando o empreendedorismo.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.