Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8531
Tipo: | E-book |
Título: | Universidade e escola: produção de saberes no cotidiano docente |
Autor(es): | Santos, Lúcia de Fátima (org.) Marques, Leônidas de Santana (org.) |
Resumo: | Dentre os vários objetos de investigação que são apresentados nas publicações referentes à área de formação docente, um dos que mais têm chamado a atenção, na última década, é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Essa política pública de formação de professores educacional, indubitavelmente, pode ser considerada como uma das principais ações do Estado brasileiro voltadas para diferentes dimensões do fazer pedagógico. Direta e indiretamente, o Pibid é um Programa que transforma, de modo visível, o cotidiano educacional em, pelo menos, três grandes recortes: a formação docente na universidade, as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas, o vínculo entre o Ensino Superior e a Educação Básica. Criado em 2007, o Pibid vem, desde então, ressignificando o processo de formação docente, a partir de uma perspectiva pedagógica calcada na relação entre teoria e prática, constituindo uma práxis formativa sólida e cheia de capilaridades. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Pibid é realizado desde a primeira edição, ainda que tenha aumentado seu porte quanti e qualitativamente ao longo dos anos. Desde 2013, este Programa, na Ufal, vem abarcando todas as licenciaturas, em suas mais diversas facetas: humanas, exatas, linguagens e naturais; presenciais ou à distância. Foram implementados subprojetos que estiveram à altura dessa diversidade, incluindo propostas disciplinares e interdisciplinares, envolvendo um ou mais municípios, contando, muitas vezes, com integrantes voluntários nos diferentes tipos de função que o Pibid prevê: coordenadores/as (docentes do Ensino Superior), supervisores/as (docentes da Educação Básica) e bolsistas ID (estudantes do Ensino Superior). |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Formação de professores Saberes do docente Ensino superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Editora da Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | EDUFAL |
Citação: | SANTOS, Lúcia de Fátima; MARQUES, Leônidas de Santana (org.). Universidade e escola: produção de saberes no cotidiano docente. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (125 p.). ISBN: 978-65-5624-095-4. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8531 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Livros de Educação - EDUFAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UNIVERSIDADE E ESCOLA.pdf | 14.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.