00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A construção de argumentos em diários de leituras produzidos por alunos do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The construction of arguments in reading diaries produced by students of the 6th year of elementary school
Autor(es): Costa, Polyanna Paz de Medeiros
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros, Ana Clara Magalhães de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: As práticas desenvolvidas, no âmbito escolar, a partir de uma perspectiva de letramento, visam a um processo de ensino-aprendizagem que estabeleça interfaces com questões culturais e situações sociocomunicativas variadas, tomando os saberes trazidos pelos alunos (conhecimento prévio) e os novos saberes sistematizados pela escola. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de argumentos nos “Diários de Leituras” escritos por alunos de duas turmas do 6o ano do ensino fundamental II, de uma escola da Rede Pública Estadual de Maceió - AL. Para desenvolver a investigação, elegemos a pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa- ação, buscando observar, de forma longitudinal, por um semestre letivo, os avanços nas reflexões dos alunos, a partir de discussões em sala sobre as temáticas sociais abordadas nos textos lidos. Analisamos 21 textos de acordo com categorias definidas a partir de algumas singularidades. Ademais, apresentamos cinco processos de escrita, composto de quatro textos por aluno, a fim de observar as presenças de marcas/índices de argumentação pelo uso de modificadores e operadores discursivos. Tomamos como aporte teórico para o desenvolvimento do estudo, as reflexões sobre: língua e linguagem (BAKHTIN, 2014); leitura e texto (KOCH E ELIAS, 2015; ANTUNES, 2009); o conceito de gêneros textuais/discursivos e sua abordagem na escola (BAKHTIN, 2014; MARCUSCHI 2008; DOLZ E SCHNEUWLY 2004; PCNs, 2001; e BNCC, 2017); a importância do gênero diário de leituras (MACHADO,1998); práticas de produção textual na escola (GERALDI, 1997;FERRAREZZI E CARVALHO, 2015; KOCH E ELIAS, 2015; DOLZ, GAGNON E DEC NDIO, 2010) e argumentação (ASCOMBRE E DUCROT,1988). Os resultados desta pesquisa apontam que o trabalho com a leitura de diferentes gêneros e a discussão sistematizada, em sala de aula, contribuíram para a ampliação do senso crítico dos alunos a cada etapa das propostas de produção textual. Além disso, as marcas linguísticas presentes nos textos mostraram a força argumentativa das palavras e a orientação dos enunciados.
Abstract: The practices developed at schools, from a literacy perspective aim at a teaching- learning process that establishes interfaces with cultural issues and varied socio- communicative situations, taking the knowledge brought by students (prior knowledge) systematized by school. In this perspective, this research aims to analyze the construction of arguments in the “Reading Diaries” written by students from two classes of the 6th grade of Elementary School, from a State Public System of Maceió – Alagoas. To develop the investigation, we chose the qualitative research in the action- research modality, seeking to observe , in a longitudinal way, during an academic semester, the advances in the students’ reflections, from discussions in the classroom on the social themes adressed in the read texts. We analyzed 21 texts according to defined categories based on some singularities. In addition, we present five writing process, composed of four texts per student, in order to observe the presence of brands/indexes of argument through the use of modifiers and discursive operators. We take as a theoretical contribution to the development of the study, the reflections on: language and language (BAKHTIN, 2014); reading and text (KOCH E ELIAS, 2015; ANTUNES,2009); the concept of dircursive textual genres and their approach at school (BAKHTIN, 2014; MARCUSCHI 2008; DOLZ E SCHNEUWLY 2004; PCNs,2001; e BNCC, 2017); the importance of the daily genre of readings (MACHADO,1998); practical readings of textual production at school (GERALDI, 1997;FERRAREZZI E CARVALHO, 2015; KOCH E ELIAS, 2015; DOLZ, GAGNON E DEC NDIO, 2010) and argumentation (ASCOMBRE E DUCROT,1988). The results of this research point out that the work with the reading of different genres and the systematic discussion in the classroom contributed to the expansion of the students’ critical sense at each stage of the textual production proposals. In addition, the linguistic marks present in the texts showed the argumentative strength of the words and the orientation of the utterances.
Palavras-chave: Interação leitura-escrita
Diário do aluno Leitura
Argumentação
Read-write interaction
Student Diary Reading
Argumentation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: COSTA, Polyanna Paz de Medeiros. A construção de argumentos em diários de leituras produzidos por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8484
Data do documento: 3-mar-2020
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