00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Adriane de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258479671185513pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosiane Maria Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3311302651174715pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Marcela Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163781295083516pt_BR
dc.creatorSilva, Maria da Conceição da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8508516327916441pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-09T23:31:39Z-
dc.date.available2022-02-09-
dc.date.available2022-02-09T23:31:39Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.citationSILVA, Maria da Conceição da. O uso das TIC na prática pedagógica de professores nas séries iniciais. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8460-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the possible difficulties faced by teachers adhering to the use of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical practice in the initial grades. The study had a qualitative approach (FLICK, 2009) carried out on a private institution in the city of Maceió. Having five teachers as research subjects, who work in Elementary School and were willing to collaborate with data collection, whose content analysis was carried out in the perspective of Bardin (2009) developed through a semi-structured interview (MINAYO, 2001). The teachers' speeches were structured in four categories: New knowledge, New challenges, New learning and New information. Each category was named after the development of the issues addressed, in which teachers defined ICT in a personal and individual way; talked about their difficulties, desires and needs, about the use of these technological resources in their classes. Finishing the need for accessibility to means that allow learning the ICT uses in the classroom. In continuing education, training teachers and, thus, promoting more dynamic and motivating classes of students learning and teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação(TIC)pt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO uso das TIC na prática pedagógica de professores nas séries iniciaispt_BR
dc.title.alternativeThe ICT use in pedagogical practice of teachers in the initial seriespt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar as possíveis dificuldades enfrentadas para adesão de docentes no tocante ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica nas séries iniciais. O estudo foi de abordagem qualitativa (FLICK, 2009) realizada em uma instituição da rede particular na cidade de Maceió. Tendo como sujeitos da pesquisa cinco professoras, atuantes no Ensino Fundamental l, que se dispuseram a colaborar com a coleta de dados, cuja análise de conteúdo foi realizada na perspectiva de Bardin (2009) desenvolvida através de uma entrevista semiestruturada (MINAYO, 2001). As falas das docentes ficaram estruturadas em quatro categorias: Novos conhecimentos, Novos desafios, Novas aprendizagens e Novas informações. Cada categoria foi denominada a partir do desenvolvimento das questões abordadas, nas quais as professoras definiram as TIC, de modo pessoal e individual; discorreram sobre suas dificuldades, anseios e necessidades, acerca do uso desses recursos tecnológicos em suas aulas. Concluindo-se, portanto, a necessidade de acessibilidade aos meios que permitam aprender a utilizar as TIC em sala de aula. Na formação continuada capacitando professores e, assim, promovendo aulas mais dinâmicas e motivantes no ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das TIC na prática pedagógica de professores nas séries iniciais.pdf495.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.