00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8427
Tipo: Tese
Título: Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico- discursivas coma língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva
Título(s) alternativo(s): Dialogism and self-observation in linguistic-discursive practices with the portuguese language in higher education: the classroom as a responsive attitude
Autor(es): Silva Júnior, Silvio Nunes da
Primeiro Orientador: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, André Cordeiro dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rosangela Nunes de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee4: Meniconi, Flávia Colen
Resumo: Dentro da área de estudos da Linguística Aplicada, que possui uma agenda política transdisciplinar (KLEIMAN, 2013), na sua inter-relação com a Teoria Dialógica da Linguagem, tenho o objetivo, nesta tese, de analisar, num contexto de auto-observação, práticas linguístico- discursivas à luz de concepções dialógicas no trabalho com a língua portuguesa no ensino superior. Com base nisso, questiono quais elementos, ao longo da história do ensino de língua portuguesa, deixaram evidenciada a necessidade de se pensar na sala de aula como arena responsiva, ancorando-me em Geraldi (1984), Volóchinov (2017), Bakhtin (2011), Szundy (2014) e outros autores; problematizo como a perspectiva dialógica pode contribuir para a promoção de práticas pedagógicas que considerem a dinâmica processual da linguagem, a partir das noções de discurso, gênero discursivo, enunciado, texto, relações dialógicas, discursividade e responsividade (BAKHTIN, 2010b, 2011; VOLÓCHINOV, 2017, 2013, 1997; RODRIGUES, 2004, 2000; ZOZZOLI, 2002, 2012); e reflito sobre o desenvolvimento de práticas linguístico-discursivas de ensino de língua portuguesa e as consequentes respostas ativas dos sujeitos envolvidos nessas práticas (GOULEMONT, 2009; CHARTIER, 1998; BAJARD, 1992; MARCUSCHI, 2003, 2001; ZOZZOLI, 2006, 2003, 1999, 1997; DE CERTEAU, 2014; GERALDI, 1995; POSSENTI, 1996; ANTUNES, 2007; PERINI, 2010); para que, através dessas questões, possa ser destacado, numa perspectiva teórico-prática, de que modo a auto-observação docente proporciona a (re)elaboração de práticas de ensino mais favoráveis à compreensão de língua viva. A metodologia da pesquisa utiliza os pressupostos da abordagem qualitativa (ROHLING, 2014; CHIZZOTTI, 2003), buscando base na vertente de natureza etnográfica (MATTOS, 2011; ANDRÉ, 2008; PAIVA, 2019; ANGROSINO, 2009) e na perspectiva da auto-observação (GHEDIN, 2005; BIRCH, 1991; FREIRE; 1996; NININ, 2009). Os dados de pesquisa foram produzidos processualmente durante um componente curricular de Língua Portuguesa num curso de Bacharelado em Enfermagem, no semestre 2019.2, numa instituição de ensino superior privada situada no município de Arapiraca-AL. Na posição de professor-pesquisador, percebi que o ensino de Língua Portuguesa, ao adotar uma visão de sala de aula como arena responsiva, pode potencializar seu distanciamento de práticas restritas a abordagens normativo-prescritivas, reprodutivas e sistematizadoras; que as concepções dialógicas discutidas entregam ao professor subsídios relevantes para o desenvolvimento de práticas de ensino situadas na dinâmica da língua viva; e que as práticas linguístico-discursivas se mostraram fundamentais para o trabalho pedagógico amplo e concreto com a leitura, a produção de textos e a gramática, deixando perceptível uma gradação entre modos de reflexão linguístico-discursiva que norteiam as atividades de ensino de língua portuguesa, que vão da reflexão com menor responsividade ativa à maior responsividade ativa. Além disso, identifiquei que a auto-observação é, além de um importante direcionamento de pesquisa de natureza etnográfica, um veículo favorável para que o docente exerça seu papel ativo e reflexivo dentro de práticas de ensino concretas com a língua portuguesa, as quais são planejadas e efetuadas a partir de sua autonomia relativa (ZOZZOLI, 2006).
Abstract: Within the field of Applied Linguistics, which has a transdisciplinary political agenda (KLEIMAN, 2013), in its interrelation with the Dialogical Theory of Language, I aim, in this thesis, analyze in a self-observation context, linguistic-discursive practices through dialogical conceptions at the work with Portuguese Language in higher education. Based on that, I question what elements, throughout the history of teaching Portuguese Language, it made evident the need to think about the classroom as a responsive attitude, based on Geraldi (1984), Volóchinov (2017), Bakhtin (2011), Szundy (2014) and other authors; I problematize how the dialogical perspective may contribute to the promotion of pedagogical practices that consider the procedural dynamics of language, from the notions of discourse, speech genre, utterance, text, dialogical relations, discursivity and responsiveness (BAKHTIN, 2010b, 2011; VOLÓCHINOV, 2017, 2013, 1997; RODRIGUES, 2004, 2000; ZOZZOLI, 2002, 2012); and I reflect on the development of linguistic-discursive practices of teaching Portuguese Language and the following active responses of the subjects involved in these practices (GOULEMONT, 2009; CHARTIER, 1998; BAJARD, 1992; MARCUSCHI, 2003, 2001; ZOZZOLI, 2006, 2003, 1999, 1997; DE CERTEAU, 2014; GERALDI, 1995; POSSENTI, 1996; ANTUNES, 2007; PERINI, 2010); So that, through these questions can be highlighted, in a theoretical practical perspective how the teacher self-observation provides a (re)elaboration on teaching practices more favorable to the understanding of living language. The research methodology uses the assumptions of the qualitative approach (ROHLING, 2014; CHIZZOTTI, 2003), seeking base on the line of the ethnographic nature (MATTOS, 2011; ANDRÉ, 2008; PAIVA, 2019; ANGROSINO, 2009) and in the self-observation perspective (GHEDIN, 2005; BIRCH, 1991; FREIRE, 1996; NININ, 2009). The research data were produced procedurally during a curricular component of Portuguese Language in a course of Bachelor in Nursing, on the semester of 2019.2, in a private higher education institution located in the city of Arapiraca – AL. As a researcher-professor, I realized that the teaching of Portuguese Language, adopting a classroom view as a responsive attitude may increase the distance of restrictive practices of normative-prescriptive approaches, reproduced and systematized; which the dialogical conceptions discussed deliver to the professor relevant subsidies to the development in teaching practices situated in the dynamic of living language; and the linguistic-discursive practices have showed to be fundamental to an ample and concrete pedagogical work on reading, text production, and grammar, making noticeable a gradation among modes of linguistic discursive reflection that guide the activities for teaching Portuguese Language, which goes from the reflection with less active responsiveness to more active responsiveness. Moreover, I identified that the self-observation is, in addition to an important research direction of ethnographic nature, a favorable vehicle for the teacher exert his/her active and reflexive role within concrete teaching practices with Portuguese Language, which are planned and effected from their relative autonomy (ZOZZOLI, 2006).
Palavras-chave: Dialogismo
linguístico discursivo, práticas
Auto -observação
sala de aula
Dialogism
Linguistic Discursive
Practice
Self-observation
Classroom
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SILVA JÚNIOR. Silvio Nunes da. Dialogismo e auto-observação em práticas linguístico- discursivas com a língua portuguesa no ensino superior: a sala de aula como arena responsiva. 2021. 242 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8427
Data do documento: 13-mai-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.