00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8413
Tipo: Dissertação
Título: As constituições identitárias da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-Al: um estudo interpretativo
Título(s) alternativo(s): The identity constitutions of transmasculinity of a public school teacher in Maceió-Al: an interpretative study
Autor(es): Lima, Humberto Soares da Silva
Primeiro Orientador: Maior, Rita de Cássia Souto
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Jaqueline Gomes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos Filho, Ismar Inácio dos
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Maria Francisca Oliveira
Resumo: Com esta pesquisa, situo-me no campo de investigação transdisciplinar da Linguística Aplicada, a qual entende e concebe o sujeito envolvido no processo de interação social e política, como “ideológico e heterogêneo” (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006), como “fluido” (BAUMAN, 2001) e com “identidades abertas, contraditórias e inacabadas” (HALL, 2006). Diante desse processo de construção e constituição das identidades do sujeito, através das perspectivas pós-modernas, dadas as condições de reflexão ao reconhecimento das diferenças culturais e políticas (COLLING, 2016; VERGUEIRO, 2015), considero a “transgeneridade” como um conjunto de várias identidades que constituem a identidade de gênero do sujeito (JESUS, 2010; 2012; 2018; BENTO, 2006; 2010; 2012). Desse modo, minhas reflexões aqui desenvolvidas estão atreladas à visão socioconstrucionista do discurso (MOITA LOPES, 2002; 2003), aliando-se à concepção dialógica discursiva, a partir da compreensão da interação entre os sujeitos (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1997), no caso de (cinco) estudantes e (um) professor. Em meio a esse contexto teórico-conceitual, tenho como objetivo principal refletir sobre as constituições identitárias de gênero que transpassam a vivência, ora profissional ora pessoal, da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió- AL. Em relação à metodologia, desenvolvo um estudo qualitativo de base interpretativista (FLICK, 2004; MOITA LOPES, 1994), no qual foram utilizados: questionário, entrevista e observação, a fim de haver redimensionamentos para a contextualização das práticas observadas e para entendimento acerca do problema (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). As questões da pesquisa, que deram suporte à análise, foram: Como se dá a relação do professor com a comunidade escolar? Como o professor analisa a sua trajetória na escola, de acordo com as constituições identitárias, no tocante à sua identidade de gênero? Quais são as políticas públicas relacionadas à população TRANS e como essas se articulam nos discursos proferidos pelo professor? Nesse sentido, através das discussões levantadas pelas autoras e pelos autores no que diz respeito às implicações teórico-metodológicas quanto às questões de gênero e de identidade, concluo que as constituições identitárias da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-AL, apesar do seu silenciamento sobre algumas questões relacionadas à população TRANS e das suas questões acerca de uma visão biologizante, ele descreve vários processos de identificação ora pela dimensão da alteridade, refletidos e refratados pelo seu discurso, ora pelos pactos sociais que ele vai estabelecendo com seus pares. As identidades em fluxo vão sendo constituídas/construídas em meio a um universo social e político, a partir da noção de “sujeito pós-moderno” (HALL, 2006), cuja visibilidade está ganhando mais espaços.
Abstract: With this research, I place myself in the field of transdisciplinary investigation of Applied Linguistics, which understands and conceives the subject involved in the process of social and political interaction, as “ideological and heterogeneous” (MOITA LOPES, 2006; FABRÍCIO, 2006), as “Fluid” (BAUMAN, 2001) and with “open, contradictory and unfinished identities” (HALL, 2006). Faced with this process of construction and constitution of the subject's identities, through postmodern perspectives, given the conditions for reflection on the recognition of cultural and political differences (COLLING, 2016; VERGUEIRO, 2015), I consider “transgender” as a set of several identities that constitute the subject's gender identity (JESUS, 2010; 2012; 2018; BENTO, 2006; 2010; 2012). Thus, my reflections developed here are linked to the socioconstructionist view of the discourse (MOITA LOPES, 2002; 2003), allying with the discursive dialogical conception, from the understanding of the interaction between the subjects (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 1997), in the case of (five) students and (one) teacher. In the midst of this theoretical-conceptual context, my main objective is to reflect on the gender identity constitutions that permeate the experience, sometimes professional or personal, of the transmasculity of a public school teacher in Maceió-AL. In relation to the methodology, I developed a qualitative study with an interpretive basis (FLICK, 2004; MOITA LOPES, 1994), in which were used: questionnaire, interview and observation, in order to have dimensions for the contextualization of the observed practices and for understanding about the problem (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The research questions, which supported the analysis, were: How does the teacher relate to the school community? How does the teacher analyze his trajectory at school, according to the identity constitutions, regarding his gender identity? What are the public policies related to the TRANS population and how are they articulated in the speeches given by the teacher? In this sense, through the discussions raised by the authors and by the authors regarding the theoretical-methodological implications regarding gender and identity issues, I conclude that the identity constitutions of the transmasculinity of a public school teacher in Maceió-AL, despite the his silence on some issues related to the TRANS population and his questions about a biologizing vision, he describes various processes of identification, sometimes due to the dimension of otherness, reflected and refracted by his speech, and sometimes by the social pacts that he establishes with his peers. Flowing identities are being constituted / constructed in the midst of a social and political universe, based on the notion of “postmodern subject” (HALL, 2006), whose visibility is gaining more space.
Palavras-chave: Pessoas transgênero- Identidade
Identidade de gênero
Interação social
Escolas Públicas
Análise do discurso
Transgender- Identity
Gender Identity
Social Interaction
Public Schools
Discourse Analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: LIMA, Humberto Soares da Silva. As constituições identitárias da transmasculinidade de um professor de escola pública de Maceió-Al: Um Estudo Interpretativo. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8413
Data do documento: 8-jan-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.