00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7921354930950212pt_BR
dc.contributor.referee2Egito, Niedja Balbino do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2489799974169222pt_BR
dc.contributor.referee3Stella, Paulo Rogerio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.creatorRocha, Maryana Josina Tavares da.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3315219505002192pt_BR
dc.date.accessioned2022-02-02T21:49:55Z-
dc.date.available2021-09-30-
dc.date.available2022-02-02T21:49:55Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationROCHA, Maryana Josina Tavares da. Feminismo e letramento crítico em aulas de inglês no Instituto Federal de Alagoas: desconstruções e condutas propositivas. 2021. 195 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8406-
dc.description.abstractThe present study aimed to reflect on the impacts of sexist speeches with students from a non-regular class of Integrated Technical High School at the Federal Institute of Alagoas (IFAL). The research was carried out in remote English language classes and it had as main theoretical assumptions the feminist theory (HOOKS, 2018; DAVIS, 2016; COLLINS, 2019) and the perspective of Critical Literacy (MONTE MÓR, 2006; 2013; JANKS, 2014). The research is based on Applied Linguistics (LA), a science that is interested in problems of social relevance and offers answers to the lives of the research participants (ROJO, 2013). The work has a qualitative nature (CROKER, 2009), being a socially critical action research (TRIPP, 2005). The data collection instruments used were: the diaries of the teacher/ researcher, recordings of the video classes, activities produced by the students participating in the research and the records of the conversations in a WhatsApp group. The results show that the school environment is not exempt from reproducing prejudiced actions, but reflections on feminist themes in English language classes brought the possibility of (un)learning sexist thoughts and sexist actions. They also demonstrated that, although sexism is present in the social experiences of IFAL students, purposeful conducts to combat it were identified and valued.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectLetramento - Críticapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Ensino públicopt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectLiteracy - Criticismpt_BR
dc.subjectHigh school - Public educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleFeminismo e letramento crítico em aulas de inglês no Instituto Federal de Alagoas: desconstruções e condutas propositivaspt_BR
dc.title.alternativeFeminism and Critical Literacy in English classes at the Federal Institute of Alagoas: deconstructions and purposeful conductspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo refletir sobre os impactos dos discursos sexistas com as/os discentes de uma turma não regular do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A pesquisa ocorreu em aulas remotas de Língua Inglesa e teve como os principais pressupostos teóricos a teoria feminista (HOOKS, 2018; DAVIS, 2016; COLLINS, 2019) e a perspectiva do Letramento Crítico (MONTE MÓR, 2006; 2013; JANKS, 2014). A pesquisa está situada na área da Linguística Aplicada (LA), ciência que se interessa por problemas de relevância social e oferece respostas para a vida das/dos participantes de pesquisa (ROJO, 2013). O trabalho é de natureza qualitativa (CROKER, 2009), tratando-se de uma pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: diários da professora/pesquisadora, gravações das aulas em vídeo, atividades produzidas pelas/os discentes participantes da pesquisa e registros das conversas em um grupo de WhatsApp. Os resultados apontam que o ambiente escolar não está isento de reproduzir ações preconceituosas, mas que reflexões sobre temas feministas em aulas de língua inglesa trouxeram processos de (des)aprendizagem acerca de pensamentos e ações sexistas. Demonstraram, também, que apesar de o machismo estar presente nas experiências sociais das/os discentes do IFAL, condutas propositivas para combatê-lo foram identificadas e valorizadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.