00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carmen Lúcia de Araújo Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885301102968819pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gilson Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220817099269462pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Yara Pereira da Costa e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379207800285906pt_BR
dc.creatorSilva, Marcelo Severo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433966684996000pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-31T23:58:38Z-
dc.date.available2022-01-31-
dc.date.available2022-01-31T23:58:38Z-
dc.date.issued2020-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Severo da. Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas. 2022. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8390-
dc.description.abstractThis article addresses two problems that unfortunately are still present in some public schools in Alagoas; the lack of management of Information and Communication Technologies (ICT) and digital inclusion. The verification of these two problems occurred through a study carried out in a public school in the interior of Alagoas. With the data collected in this study, it was possible to present a proposal for the management of ICTs and digital inclusion in order to try to improve the quality of education offered in that school, as well as in other public schools in Alagoas. The proposed measures are based on the understanding of some experts in the field of education with technologies, who believe that it is possible to improve the teaching-learning process through the insertion of ICTs in the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectDigital Inclusionpt_BR
dc.subjectTechnologies Managementpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleGestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeMenagement of TDIC and digital inclusion in public schol’s in Alagoaspt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda dois problemas que infelizmente ainda estão presentes em algumas escolas públicas de Alagoas; a falta de gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de inclusão digital. A constatação desses dois problemas se deu mediante um estudo realizado em uma escola pública do interior de Alagoas. Com os dados colhidos nesse estudo, foi possível apresentar uma proposta de gestão das TICs e de inclusão digital com o objetivo de tentar melhorar a qualidade do ensino ofertado na referida escola. As medidas propostas se baseiam no entendimento de alguns especialistas na área de educação com tecnologias, os quais acreditam que é possível melhorar o processo de ensino-aprendizagem por meio da inserção das TICs no processo educativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas.pdf644.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.