00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8352
Tipo: Dissertação
Título: Experimentação no ensino de física com o uso do simulador computacional PHET na aprendizagem de força e movimento no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Experimentation in physics teaching using then computational simulator PhET in learning strength and movement in High School
Autor(es): Oliveira, Cícero Neilton dos Santos
Primeiro Orientador: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Elton Malta
Resumo: Experimentos virtuais são caracterizados como objetos de aprendizagem que utilizam simuladores específicos para demonstração de eventos reais. Esta proposta de experimentação tem sido bastante difundida enquanto material didático, constituindo-se como um importante artefato tecnológico nos processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Física, atuando como mediador entre teoria e prática. Força e Movimento são conceitos da disciplina de Física e componente curricular abordado no 1° ano do Ensino Médio. Entendendo o atual contexto acerca do uso das tecnologias digitais e aceitação pelos indivíduos, este estudo teve como proposta principal investigar o uso didático do simulador computacional PhET nos conteúdos de Força e Movimento para a Aprendizagem Significativa. No que se refere aos objetivos específicos, buscou-se caracterizar o simulador computacional PhET; analisar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conteúdos Força e Movimento; verificar as possíveis contribuições do simulador computacional PhET para a Aprendizagem Significativa dos estudantes; construir um roteiro de atividades para os docentes de Física enquanto proposta de sequência didática para uso do simulador computacional PhET, trabalhando os conteúdos de Força e Movimento na perspectiva da Aprendizagem Significativa. Este trabalho é de cunho exploratório do tipo pesquisa participante e traz uma abordagem qualitativa, desenvolvida com 12 estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, do Ensino regular, da Escola Estadual Professor Arthur Ramos, localizada no município de Pilar/AL. A coleta dos dados foi feita a partir da aplicação dos questionários diagnóstico e de avaliação da aprendizagem, como também na observação dos estudantes durante as simulações com o simulador computacional PhET realizadas durante os encontros síncronos. Os questionários foram elaborados com questões abertas e fechadas, aplicados antes e após o uso do simulador computacional PhET e as observações tiveram seus registros feitos a partir de um diário eletrônico, constando os acontecidos que entendemos ser mais relevante durante os quatro momentos síncronos. Durante os dois primeiros encontros síncronos foi possível perceber a ausência na participação de alguns estudantes, contudo, nos dois encontros restantes, pode-se notar uma maior interação entre os estudantes, como também entre estes e o professor. As interações com o uso do simulador PhET contribui para a aprendizagem, tendo em vista as respostas dos estudantes ao questionário de avaliação da aprendizagem, a interação virtual com os eventos físicos, os resultados instantâneos entre as variáveis envolvidas em cada simulação, a experiência em manipular as simulações e o fato de refazer as mesmas constantemente, possibilitou aos estudantes uma maior motivação no momento das simulações e na descrição das respostas as proposições. Enquanto Produto Técnico-Tecnológico (PTT), resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um roteiro de atividades para uso dos professores de Física, sendo este uma proposta de sequência didática com o uso do simulador computacional PhET na perspectiva da aprendizagem dos estudantes.
Abstract: Virtual experiments are characterized as learning objects that use specific simulators to demonstrate real events. This proposal for experimentation has been widely disseminated as teaching material, constituting an important technological artifact in teaching and learning processes in the discipline of Physics, acting as a mediator between theory and practice. Force and Movement are concepts of the discipline of Physics and a curricular component addressed in the 1st year of High School. Understanding the current context regarding the use of digital technologies and acceptance by individuals, this study had as its main proposal to investigate the didactic use of the PhET computer simulator in Force and Motion contents for meaningful learning. With regard to specific objectives, we sought to characterize the PhET computer simulator; analyze students' prior knowledge about Force and Motion contents; verify the possible contributions of the PhET computer simulator for the meaningful learning of students; build a script of activities for Physics teachers as a didactic sequence proposal for the use of the PhET computer simulator, working the Force and Motion contents in the perspective of meaningful learning. This work is of an exploratory participant research type and brings a qualitative approach, developed with 12 students from a class of the first year of high school, regular education, from the Professor Arthur Ramos State School, located in the city of Pilar/AL. Data collection was carried out through the application of diagnostic and learning assessment questionnaires, as well as through observation of students during simulations with the PhET computer simulator performed during synchronous meetings. The questionnaires were elaborated with open and closed questions, applied before and after the use of the PhET computer simulator, and the observations had their records made from an electronic diary, with events that we believe to be more relevant during the four synchronous moments. During the first two synchronous meetings it was possible to notice the absence in the participation of some students, however, in the two remaining meetings, it was possible to notice a greater interaction between the students, as well as between them and the teacher. The interactions with the use of the PhET computer simulator contributes to learning, considering the students' responses to the learning assessment questionnaire, the virtual interaction with physical events, the instantaneous results between the variables involved in each simulation, the experience in manipulating the simulations and redoing them constantly, allowed the students to be more motivated at the time of the simulations and in the description of the answers to the propositions. As an educational product, as a result of this research, a script of activities was developed for use by Physics teachers, which is a proposal for a didactic sequence using the PhET computer simulator from the perspective of student learning.
Palavras-chave: Força e Movimento
Aprendizagem
Simulador computacional PhET
Experimentação
Strength and Movement
Learning
Experimentation
PhET computer simulator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, Cícero Neilton dos Santos. Experimentação no ensino de física com o uso do simulador computacional PHET na aprendizagem de força e movimento no ensino médio. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. [Acompanha 1 Produto Educacional].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8352
Data do documento: 27-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.