00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Sílvio Nunes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2825302060804327pt_BR
dc.creatorLopes, Karla Muriele Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9088186061070624pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-27T15:12:17Z-
dc.date.available2022-01-03-
dc.date.available2022-01-27T15:12:17Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.citationLOPES, Karla Muriele Pereira. Leitura e escrita de fanfics: uma proposta para o trabalho pedagógico no ensino fundamental II. 2022. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8347-
dc.description.abstractThis study, through a proposal of activities that uses fanfics as a tool in Portuguese Language classes, it is intended to reflect about the implications of using this digital genre in the Reading and writing students' practices in a public fundamental school, located in Atalaia/AL, in which the researcher acts as regent teacher. For this, consider, as theoretical grounding, the concepts of dialogic relationships, which permeate every form of communication (BAKHTIN, 2011), aswe ll as the discursive genres, understanding them as different ways who individuals choose as to interact with socio-historical reality in which they are inserted (BAKHTIN, 2011), the senses of language (VOLOCHINOV, 2017), dialogic reading (ALMEIDA, 2013) and active responsive understanding (BAKHTIN, 2011) and active responsive production (ZOZZOLI, 2012). Besides that, the conception of contemporary scholars were used, such as Faraco (2009), Amorim (2012) and Francelino (2008, 2013). The methodological perspective is linked to this study in Applied Linguistics, through a self-observation of an ethnographic nature. With na analysis of the data, there is that it is possible for the Portuguese teacher to use, in their classes, discursive genres such as fanfic, in order to stimulate reading and writing in Educational environments and to consider the students’ voices, the responsiveness and active production.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFanficpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectFanficpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectElementary school IIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleLeitura e escrita de fanfics: uma proposta para o trabalho pedagógico no ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing fanfics: a proposal for pedagogical work in elementary school IIpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, por meio de uma proposta de atividades que utiliza fanfics como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa, pretende-se refletir sobre as implicações do uso desse gênero digital nas práticas de leitura e de escrita dos alunos de uma escola pública de ensino fundamental, situada em Atalaia/AL, na qual a pesquisadora atua como professora regente. Para tanto, são considerados, como fundamentação teórica, os conceitos de relações dialógicas, que perpassam toda forma de comunicação (BAKHTIN, 2011), assim como os gêneros discursivos, compreendidos como diferentes formas que os indivíduos escolhem para interagir com a realidade sócio-histórica em que estão inseridos (BAKHTIN, 2011), os sentidos de língua/linguagem (VOLÓCHINOV, 2017), leitura dialógica (ALMEIDA, 2013), compreensão responsiva ativa (BAKHTIN, 2011) e produção responsiva ativa (ZOZZOLI, 2012). Além disso, foram utilizadas as concepções de estudiosos da contemporaneidade, tais como Faraco (2009), Amorim (2012) e Francelino (2008, 2013). A perspectiva metodológica vincula-se à vertente de pesquisas em Linguística Aplicada, por meio de uma metodologia de auto-observação de natureza etnográfica. Com a análise dos dados, verifica-se que é possível o(a) professor(a) de português utilizar, em suas aulas, gêneros discursivos como a fanfic, de modo a estimular a leitura e a escrita nos ambientes educativos e a considerar as vozes, a responsividade e a produção ativa dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura e escrita de fanfics: uma proposta para o trabalho pedagógico no ensino fundamental II1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.