00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Lúcia de Fátima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira , Francisco Jadir Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3670288669681332pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Lígia dos santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.creatorCorreia, Wanessa Caroline da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8397941999196710pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T17:16:47Z-
dc.date.available2021-10-08-
dc.date.available2022-01-26T17:16:47Z-
dc.date.issued2021-06-03-
dc.identifier.citationCORREIA, Wanessa Caroline da Silva. A escrita do gênero memórias literárias na educação básica. 2021. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8341-
dc.description.abstractThis work aims to analyse how 8° grade students in elementary school II from a public institution in Maceió - AL produced the literary memories genre. The texts that build up the corpus of this research are resulting of workshops in Portuguese Language Olimpics - PLO, provided by fellows of the subproject of Institucional Program of Scholarships for Teaching Iniciation - PIBID/Portuguese/Ufal. From all the texts produced by the class, the different versions of a student's productions were selected as object of analysis. This study is made upon the approach about genres of Bakhtin (2003) and Marcuschi (2003). The characterization of Literary Memories genre is based on Lima (2009), that intends to situate us about the sentimentality that this genre brigs to the reader. Singular marks are usual to the constitution of this genre and, in this research case, the student was inspired by emotions expressed by a writer in an interview, to present the memories in the texts that she produced. According to the analysis, the student was able to rescue the reader's remembrance according to the interpretation that it does of this memories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemória literáriapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectOlimpíadapt_BR
dc.subjectProjeto Pibid- Ufalpt_BR
dc.subjectLiterary memorypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectOlympiadpt_BR
dc.subjectPibid-Ufal Projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA escrita do gênero memórias literárias na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe writing of the gender literary memories in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar como alunos de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental ll, de uma escola pública de Maceió – AL, produziram o gênero memórias literárias. Os textos que constituem o corpus desta pesquisa são resultantes de oficinas das Olimpíadas de Língua Portuguesa – OLP, ministradas por bolsistas do subprojeto de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/ Português/Ufal. No total de textos produzidos pela turma, foram selecionadas as diferentes versões da produção de uma aluna como objeto de análise. Este estudo é fundamentado na abordagem sobre gêneros de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003). A caracterização do gênero Memórias Literárias é baseada em Lima (2009), que busca nos situar sobre o sentimentalismo que esse gênero transpassa ao leitor. Marcas singulares são comuns na constituição desse gênero e, no caso desta pesquisa, a aluna baseou-se nas emoções expressas por um escritor em entrevista, para apresentar as memórias nos textos que produziu. De acordo com a análise realizada, a aluna conseguiu resgatar as lembranças do escritor de acordo com a interpretação que fez dessas memórias.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escrita do gênero memórias literárias na educação básica814.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.