00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135166291673802pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Moacir Japearson Alburquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2414704183137814pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.creatorMendonça, Arla Katterine Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0483065906612800pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-26T16:36:12Z-
dc.date.available2021-10-04-
dc.date.available2022-01-26T16:36:12Z-
dc.date.issued2021-03-17-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Arla Katterine Campos. A comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça O Bem- Amado, de Dias Gomes. 2021. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciada em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8340-
dc.description.abstractFor the composition of the following work, we start from the concern that the story of the play O Bem-Amado by Dias Gomes generates in your readers. Here we propose a reflection on the use of the comedy genre in the theater as a strategy for making social criticisms. We will begin with an investigation of the first traces of the use of comedy as a strategy for making complaints from ancient Greece, considering his satires and comic pieces, passing through Rome, Middle Ages and Commedia dell'arte, until we get to the format of comedies made today. We will reflect on the laughter and absurdity in the types of comics found in the play by Dias Gomes, considering Henri Bergson's work on laughter, as a guide. Finally, we will reflect on the political moment in Brazil when O Bem-Amado had its first written version, considering the contexto in which the theater was inserted when the play was staged, in addition to its concerns and strategies in the face of the political dictatorship installed in Brazil in 1964pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO bem amadopt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro (Comédia)pt_BR
dc.subjectComédia (Literatura) - Crítica socialpt_BR
dc.subjectthe belovedpt_BR
dc.subjectBrazilian Theater (Comedy)pt_BR
dc.subjectComedy (Literature) - Social Criticismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça o bem- amado, de Dias Gomespt_BR
dc.title.alternativeComedy as social criticism in brazilian theater: the types of comics in the play O bem- amado, by Dias Gomespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPara a composição do seguinte trabalho, partimos da inquietação que a história da peça O Bem- Amado, de Dias Gomes desperta em seus leitores. Propomos aqui uma reflexão acerca do uso do gênero comédia no teatro como tática para críticas sociais. Daremos início com uma investigação dos primeiros vestígios do uso da comédia como estratégia para fazer denúncias desde à Grécia antiga, considerando suas sátiras e peças cômicas, passando pela Roma, Idade Média e Commedia dell'arte, até chegarmos ao formato das comédias feitas na atualidade. Refletire- mos acerca do riso e do absurdo nos tipos de cômico encontrados na peça de Dias Gomes, considerando como norte o trabalho de Henri Bergson (1900) acerca do riso. Por fim, faremos reflexão sobre o momento político do Brasil quando O Bem-Amado teve sua primeira versão escrita, considerando o contexto em que o teatro se encontrava inserido quando a peça foi encena, além de suas inquietações e estratégias frente à ditadura civil militar instalada no Brasil em 1964pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A comédia como crítica social no teatro brasileiro: os tipos de cômico na peça o bem- amado, de Dias Gomes1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.