00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8327
Tipo: Tese
Título: Permanência escolar na educação de jovens e adultos: in(re)sistência pelo direito à educação
Título(s) alternativo(s): Permanent education foryyuouth and adult: insistence/resistance for the right of education
Autor(es): Gomes, Maria de Fátima Feitosa Amorim
Primeiro Orientador: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee4: Brasileiro, Regina Maria de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa articulou-se como o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Casadinho/CNPq) que envolveu as Universidades Federais de Alagoas (Ufal), do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Teve como lócus o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Artesanato (CTA), na modalidade do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), na turma iniciada em 2015, ofertada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Câmpus Maceió, tendo como sujeitos cinco artesãs 1-trabalhadoras-estudantes. Objetivou compreender as razões que levaram as estudantes da turma 2015 a insistirem/resistirem para concluírem o Curso Técnico de Artesanato. É uma pesquisa de base qualitativa com o foco no estudo de caso (MARFAN, 1986) e Neves (1996). Utilizou o método história de vida (QUEIROZ, 1998), e foca a interpretação das narrativas advindas das entrevistas de história de vida (QUEIROZ, 1988), que permitiram a escuta sobre as táticas (DE CERTEAU, 1998) praticadas pelos sujeitos estudantes para que permanecessem no curso. Utilizou-se, também, da análise de documentos oficiais como fontes secundárias (QUIVY; CAMPENHOUDT, 1998). Os resultados demonstraram que as práticas pedagógicas internas e externas desenvolvidas pelo CTA, bem como a política de assistência estudantil, o diálogo constante entre os-as colegas e o incentivo da família foram razões decisivas para que as artesãs-trabalhadoras superassem as suas situações-limites e concluíssem o curso em foco, no alcance dos inéditosviáveis.
Abstract: This research was elaborated as an Academic Cooperation Program (Procad/Casadinho/CNPq) that involved the Federal Universities of Alagoas (Ufal), Rio Grande do Norte (UFRN) and the State University of Rio de Janeiro (Uerj). Its locus was the Integrated Medium Level Technical Course in Handicraft (CTA), in the modality of the Integration Program of Professional Education to Basic Education in the form of Youth and Adults (Proeja), in a course that started in 2015 offered by the Federal Institute of Alagoas (Ifal), Maceió Campus, having as subjects five handicraftswomen-student-workers. This investigation aimed to understand the reasons that led those students of the class of 2015 to insist/resist to complete the Technical Course of Handicraft. It is a qualitative study with a focus on case study (MARFAN, 1986; NEVES, 1996), and also was used the life history method (QUEIROZ, 1998), centering on the interpretation of the narratives coming from the life history interviews (QUEIROZ, 1988), which allowed us to listen about the tactics (DE CERTEAU, 1998) practiced by the student subjects to stay in the course. In addition, we used the analysis of official documents as secondary sources (QUIVY; CAMPENHOUDT, 1998). The results showed us that the internal and external pedagogical practices developed by CTA, as well as the student assistance policy, the constant dialogue among the classmates and the encouragement of the family were decisive reasons for the artisans-workers to overcome their limits/situations and to conclude unprecedentedly the course in focus.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Permanência na escola
Direito à educação
Youth and Adult Education
School Permanence
Right to Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Maria de Fátima Feitosa Amorim. Permanência escolar na educação de jovens e adultos: in(re)sistência pelo direito à educação. 2022. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8327
Data do documento: 29-jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanência escolar na educação de jovens e adultos - in(re)sistência pelo direito à educação.pdf62.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.