06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Rodrigo José da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359304098359419pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Felipe da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9131370732539546pt_BR
dc.creatorTavares, Ranielly Marina Ventura-
dc.date.accessioned2022-01-11T17:05:17Z-
dc.date.available2022-01-11-
dc.date.available2022-01-11T17:05:17Z-
dc.date.issued2021-11-11-
dc.identifier.citationTAVARES, Ranielly Marina Ventura. Entre o caos e o progresso: transformações urbanas e econômicas na cidade de Piranhas-AL através da Estrada de Ferro Paulo Afonso (1878-1883). 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8305-
dc.description.abstractThe railway network, in the first steps of the capitalist world, was a symbol of modernization and progress and a protagonist in the process of market circulation. It has a significant burden on economic transformations in all territories that had the opportunity to act. The village of Piranhas, being located in the commercial stretch of navigation in the North region, had the happiness of becoming the starting point of this important railway line that came to complete significant commercial route, through which it became, in the present century, a National Heritage. The process of implementation of the Paulo Afonso Railroad fulfilled beyond its primary objectives, which were the connection between the high and lower São Francisco allowing the commercial circulation along the non-navigable stretch and supporting the victims of the drought of 1877 refugees in this locality, the opening to new social, economic and urban perspectives in Piranhas and the other villages that made up its route. The advents of drought, responsible for attracting a significant part of the railway workforce, and the incidents that plagued the construction path, made Piranhas, among the most disadvantaged points of this route, enjoy in this period (1878-1883) social assistance, public services and new alternatives of subsistence that were once non-existent, fundamental for this population to be able, at this moment, glimpse and feel the capitalist commercial "wheel".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectPiranhas - Alagoaspt_BR
dc.subjectFerrovia Paulo Afonsopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro Paulo Afonsopt_BR
dc.subjectPaulo Affonso Railwaypt_BR
dc.subjectEconomypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpt_BR
dc.titleEntre o caos e o progresso: transformações urbanas e econômicas na cidade de Piranhas-AL através da Estrada de Ferro Paulo Afonso (1878-1883)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA rede ferroviária, nos primeiros passos do mundo capitalista, foi símbolo de modernização e progresso, tendo sido também protagonista no processo de circulação de mercado. Possui carga significativa nas transformações econômicas em todos os territórios que teve oportunidade de atuar. O povoado de Piranhas, estando localizado no trecho comercial de navegação na região Norte, teve a felicidade de se tornar ponto de partida desta importante linha férrea que veio para completar significativa rota comercial, por meio da qual veio a se tornar, no presente século, patrimônio nacional. O processo de implantação da Estrada de Ferro Paulo Afonso cumpriu além de seus objetivos primários, que eram a ligação entre o alto e o baixo São Francisco permitindo a circulação comercial pelo trecho não navegável e dar suporte às vítimas da seca de 1877 refugiadas nesta localidade, a abertura para novas perspectivas sociais, econômicas e urbanas em Piranhas e os demais povoados que compunham sua rota. Os adventos da seca, responsável por atrair parte significativa da mão de obra da linha férrea, e dos incidentes que assolaram o percurso da construção, fizeram com que Piranhas, dentre os pontos mais desfavorecidos deste percurso, desfrutasse neste período (1878-1883), de assistências sociais, serviços públicos e novas alternativas de subsistência outrora inexistentes, fundamentais para que esta população pudesse, neste momento, vislumbrar e sentir a “roda” comercial capitalista.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.