00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O ideário educacional católico do século xx na produção bibliográfica do Padre Teófanes (1930 -1960)
Título(s) alternativo(s): The catholic educational ideas from XX century in the biografh production of Father Teófanes
Autor(es): Satírio, Patrícia Borsato
Primeiro Orientador: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee1: Valente, Edison Francisco
metadata.dc.contributor.referee2: Cêa, Georgia Sobreira dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Verçosa, Elcio Gusmão de
Resumo: Este trabalho expõe o ideário católico conservador e empreendedor no terreno educacional do padre alagoano Teófanes Augusto de Araújo Barros (1912 -2001), tratado na sua produção intelectual, situada nos anos de 1960. O debate pretendeu articular tal ideário do ponto de vista local, nacional e internacional, de modo a seguir as temáticas desenvolvidas nas três obras examinadas: Na Missão de Educar(1961), Na Missão de Afirmar (1981) e Alocuções (1989). Trata-se de um estudo que teve como apoio teórico-metodológico a produção intelectual da Escola dos Annales, em especial March Bloch (2001). Esta orientação teórica permitiu retirar a figura do padre de uma leitura ora apologética ora condenadora, e ampliar o raio de alcance de seu pensamento educacional para os propósitos do catolicismo da época, cuja intenção era promover a recristianização do povo brasileiro em pleno embate com o Liberalismo e com o Comunismo. O estudo divide-se em três partes: na primeira encontra-se sua trajetória no terreno educacional, iniciada com a fundação do Colégio Guido de Fontgalland, em 1939. Em seguida, ressalta sua contribuição na Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos – CNEG, por volta dos anos de 1940, na qual ergue mais de 50 colégios secundários em terras alagoanas. No início dos anos de 1950, ele foi responsável pela criação da Faculdade de Filosofia de Alagoas, na década seguinte integrada à Universidade Federal de Alagoas. Incentivou também a criação de faculdades de formação de professores nas cidades de Penedo e Arapiraca. Fundou em 1974 o Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, com destaque para a inauguração do ensino superior noturno em Alagoas. A segunda parte do texto aborda as demandas educacionais da Igreja Católica no Brasil para as décadas de 1930 e 1960, com destaque para um tipo de catolicismo conservador-empreendedor, tendo as bases do pensamento intelectual cristão, com representantes internacionais, como Jacques Maritain, e nacionais como D. Sebastião Lemme, Jackson de Figueiredo e Alceu Amoroso Lima. Na terceira e última parte, analisou-se sua produção bibliográfica, em especial, duas obras: Na Missão de Educar (1961) e Alocuções (1989), pelo fato de suas abordagens se identificarem mais de perto com o terreno educacional. Destacam–se temáticas recorrentes e eleitas como foco da análise: educação secundária, a educação do adolescente, a educação pela fé católica e a questão da “neutralidade” da Igreja na condução da educação privatista. Constatou-se a defesa pela educação que priorizava a escolha da família na educação formal de seus filhos, pela educação na fé cristã, não gratuita e não obrigatória. Apresentava o olhar no universo do adolescente e na formação do adulto no contexto da educação secundária. Posicionava–se em defesa no interesse da Igreja na privatização do ensino. Este estudo nos permitiu a ampliação da visão dos vínculos sempre existentes entre o contexto local e nacional, e o alargamento da abrangência do universo que envolvia o padre educador alagoano.
Abstract: The present study presents the catholic, conservative and entrepreneurial educational ideas of the Alagoas-born Father Teóphanes Augusto de Araújo Barros (1912-2001), in the 1960s. His ideology was examined from the local, national and international perspectives. Three topics were developed in his books: The Teaching Mission (1961), The Assertive Mission (1981) and Allocutions (1989)*. Our study was based on the theories and methodologies from the Annales School, especially on the works of March Bloch (2001). Such approach made it possible to move away from the either apologetic or condemning attitudes towards Father Teóphanes works and look at the wider scope of his ideias on Christian education. His intention at the time was to promote a re-Christianization of the Brazilian people in opposition to the growing threats of Communism and Liberalism. The study consists of three parts. Firstly, his experience as an educator, which started with the foundation of the Colégio Guido de Fontgalland in 1939. His contribution to the National Free Schools Campaing (CNEG in portuguese) in the 1940s, when more than 50 secondary schools were opened in Alagoas. In the early 1950s, his was responsible for the creation of the Philosophy College of Alagoas, which was later incorporated by the Federal University of Alagoas. He also contributed to the creation of Teacher Training Colleges in the cities of Penedo and Arapiraca. In 1974, he founded the Higher Studies Center of Maceió. The second part of the study, deals with the Brazilian Catholic Church demands in the 1930s and 1960s. The focus then was on an entrepreneurial, conservative and catholic orientation based on international writers such as Jacques Maritain an national authors such as D. Sebastião Leme, Jackson Figueiredo and Alceu Amoroso Lima. In the third and last part, his writings were analyzed, in especial two of his books: The Educator’s Mission (1961) and Allocutions (1989)*, which were chosen because of their educational approaches. His books deal with recurring themes such as secondary education, teenage education, catholic-oriented education and the issue of Church neutrality in private education. Our conclusion was that Father Teóphanes believed the family had a central role in the formal education of their children. He also defended paid, non-compulsory, Christian-oriented education. He was interested in teenage development and adult formation in the secondary school. He also supported the position of the Church in favor of privative education. The present study reveals the links between the local, national and international scenarios and the universality in the ideias of this educator born in Alagoas. *our translation
Palavras-chave: História da Educação - Alagoas
Padre Teófanes
Igreja e educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SATÍRIO, Patrícia Borsato. O ideário educacional católico do século xx na produção bibliográfica do Padre Teófanes (1930 -1960). 102 f. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8285
Data do documento: 12-nov-2009
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