00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Elisa Fonseca Sena e-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333867842573866pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes Neta, Natércia de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4880247640523667pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Allanny Karla Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6200309085849093pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-23T05:02:56Z-
dc.date.available2021-12-22-
dc.date.available2021-12-23T05:02:56Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Allanny Karla Barbosa. Uma proposta de eletiva para um itinerário formativo : a geometria e a cartografia da Terra. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Mestrado Profissional em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8259-
dc.description.abstractThe present work aims to support teachers and schools in this new structure of secondary education, presenting an elective proposal that unites two areas of knowledge of the Common National Curriculum Base (BNCC): Mathematics and its technologies and Human and Social Sciences Applied. A priori, we carried out a documentary research based on the current educational legislation, focusing on Law No. 9394/96, Law No. 13.415/2017 and Resolution No. 3 of Nov. 2018. Next, we seek to present a synthesis of how this reform will restructure education and how the process of elaborating a training itinerary takes place. Then, we expose the vision of the National Council of Secretaries of Education (CONSED) about the components of training itineraries, defining concepts such as deepening, electives and life project. Finally, we formulated a syllabus for the elective “The Geometry and Cartography of Planet Earth”, organizing it in a didactic sequence, in order to guide the teacher in their methodologies and practices. The elective explores notions of spherical geometry as well as cartography, in addition to containing practical experiments and study material that will serve as a basis, being possible adjustments according to school needs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDisciplina eletivapt_BR
dc.subjectItinerário formativopt_BR
dc.subjectGeometria esféricapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectElectivept_BR
dc.subjectFormative Itinerarypt_BR
dc.subjectSpherical Geometrypt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma proposta de eletiva para um itinerário formativo - a geometria e cartografia da Terrapt_BR
dc.title.alternativeA proposed elective for formative itinerary: earth geometry and cartographypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apoiar os professores e as escolas nessa nova estruturação do ensino médio, apresentando uma proposta de eletiva que une duas áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a Matemática e suas tecnologias e a Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A priori, realizamos uma pesquisa documental pautada na legislação educacional vigente, tendo como foco a Lei n° 9394/96, a Lei no 13.415/2017 e a Resolução n° 3 de nov. 2018. Em seguida, buscamos expor uma síntese de como essa reforma irá reestruturar o ensino e como se dá o processo de elaboração de um itinerário formativo. Depois, expomos a visão do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED) acerca dos componentes dos itinerários formativos, definindo lhes conceitos como aprofundamentos, eletivas e projeto de vida. Por fim, formulamos uma ementa para a eletiva “A Geometria e Cartografia do Planeta Terra”, organizando-a em uma sequência didática, a fim de direcionar o professor em suas metodologias e práticas. A eletiva explora noções de geometria esférica como também de cartografia, além de contém experimentos práticos e um material de estudo que servirá como uma base, sendo possível ajustes conforme a necessidade escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma proposta de eletiva para um itinerário formativo - a geometria e cartografia da Terra.pdf3.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.