00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317834863149595pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Ronaldo Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328212638040851pt_BR
dc.contributor.referee2Pedri, Patricia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930209622530452pt_BR
dc.creatorLeite, Carlina Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1340699366901599pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-17T20:13:18Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2021-12-17T20:13:18Z-
dc.date.issued2021-11-05-
dc.identifier.citationLEITE, Carlina Rocha. A cultura dos memes: reflexões fundamentais de interesse à Ciência da Informação. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8227-
dc.description.abstractMemes attract the public by their humorous nature and ease of assimilation. This research seeks to recognize the importance of memes as resource of information and to establish a connection with Information Science. The goal is to analyze the memes' thematic concern through scientific articles published by brazilian magazines who are specialized in Library Science's and Information Science's fields. The research has a quality approach while, at the same time, brings theoretical reflections to identify 'meme' as a cultural phenomenon of postmodern society. Therefore, papers from the platform BRAPCI (Base de Dados em Ciências da Informação) were collected and some points were submitted to na analysis, such as authorship, journals where memes are featured, their publishing year and how they're quoted. The results are limited by a small sampling and indicate that there are few studies aimed at this area of research in the field of Library Science, despite the fact that there are pages and communities available on social media that publish memes about Information Science. Thereby, it's possible to consider that Information Science still doesn't truly contemplate 'memes' as an informational source, unfortunately.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectCultura pós-modernapt_BR
dc.subjectRecursos de Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca e a internetpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectPostmodern culturept_BR
dc.subjectInformation resourcespt_BR
dc.subjectLibrarianshippt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectInformation Sciencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleA cultura dos memes: reflexões fundamentais de interesse à Ciência da Informaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe culture of memes: fundamental reflections of interest to information sciencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs memes atraem o público pela natureza humorística e facilidade de assimilação. Este estudo busca reconhecer a importância dos memes como recurso de informação e estabelecer uma aproximação com a Ciência da Informação. O objetivo é analisar o interesse temático dos memes por artigos científicos publicados em revistas brasileiras especializadas nos domínios da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. A pesquisa possui abordagem qualitativa ao mesmo tempo que desenvolve reflexões teóricas para identificar o meme como fenômeno cultural da sociedade pós-moderna. Desta forma, foram coletadas publicações na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e feita a análise de aspectos como autoria, periódicos em que os memes circulam, ano de publicação e citações que recebem. Os resultados são limitados por uma pequena amostragem e apontam que existem poucos estudos voltados para esta área de pesquisa no âmbito da Biblioteconomia, apesar de haver páginas e comunidades em redes sociais que divulgam memes sobre Ciência da Informação. Com isso, é possível considerar que a Ciência da Informação infelizmente ainda não contempla de fato os memes como uma fonte de informação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cultura dos memes - reflexões fundamentais de interesse à Ciência da Informação.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.