00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Márcia Maria Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272949759390007pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Alexandra da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393521953782651pt_BR
dc.contributor.referee2Prazeres, Rodrigo Vicente dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6948481293326184pt_BR
dc.creatorCosta, Caio Lameque da Silva-
dc.creatorCabral, Madson Matheus dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1080017878266806pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T18:19:33Z-
dc.date.available2021-12-12-
dc.date.available2021-12-14T18:19:33Z-
dc.date.issued2021-10-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Caio Lameque da Silva; CABRAL, Madson Matheus dos Santos. Demonstração do valor adicionado: análise da criação e distribuição da riqueza criada pelas empresas de capital aberto do subsetor de transportes no período de 2010 a 2019. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8210-
dc.description.abstractIn order to meet new organizational practices, the Added Value Statement shows the wealth generated by the entity and its distribution to the economic agents who participated in its creation. In Brazil, the enactment of Law 11.638/07, responsible for amending Law 6.404/76, made the preparation of the DVA mandatory for publicly traded corporations. In this sense, this work aimed at the quantitative analysis of the generated wealth and how it was distributed in the companies that are part of the transport subsector of the Exchange (B3). To achieve this objective, descriptive statistics and the calculation of economic indicators were applied, separated into two groups: wealth creation and distribution indicators. Subsequently, in the last degree of analysis, the Pearson correlation coefficient (r) was calculated in order to verify the correlations between the economic indicators. The results obtained showed that the subsector has a strong capacity to generate wealth, showing constant growth in total value added during the period analyzed. The analysis of wealth distribution indicators showed that during the entire period analyzed, the largest slices of added value were distributed to Third-Party capital remuneration, demonstrating the high level of indebtedness in the transport sector. Results that were confirmed by the correlation between the indicators, which showed that as the percentage of value added for Third Parties grows, the lower the capacity to produce wealth and, consequently, the lower the profits obtained by companies in the sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemonstração financeirapt_BR
dc.subjectEmpresas - Responsabilidade socialpt_BR
dc.subjectGeração de riquezapt_BR
dc.subjectStatement of added valuept_BR
dc.subjectCorporate social responsibilitypt_BR
dc.subjectCreation and distribution of wealthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleDemonstração do valor adicionado: análise da criação e distribuição da riqueza criada pelas empresas de capital aberto do subsetor de transportes no período de 2010 a 2019pt_BR
dc.title.alternativeStatement of added value: analysis of the creation and distribution of wealth created by publicly-held companies of the transport subsector in the period from 2010 to 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom a finalidade de atender às novas práticas organizacionais, a Demonstração do Valor Adicionado evidencia a riqueza gerada pela entidade e sua distribuição aos agentes econômicos que participaram da sua criação. No Brasil, a promulgação da Lei 11.638/07, responsável por alterar a lei 6.404/76, tornou obrigatória a elaboração da DVA para as sociedades anônimas de capital aberto. Nesse sentido, este trabalho objetivou a análise quantitativa da riqueza gerada e como se deu sua distribuição nas empresas integrantes do subsetor de transportes da Bolsa (B3). Para alcançar esse objetivo, aplicou-se a estatística descritiva e o cálculo de indicadores econômicos, separados em dois grupos: indicadores de criação e distribuição da riqueza. Posteriormente, em último grau de análise, foi realizado o cálculo do coeficiente de correlação de Pearson (r), com intuito de se verificar as correlações entre os indicadores econômicos. Os resultados obtidos evidenciaram que o subsetor possui forte capacidade de geração de riqueza, apresentando constante crescimento do valor adicionado total durante o período analisado. A analise dos indicadores de distribuição da riqueza demonstraram que durante todo o período analisado, as maiores fatias do valor adicionado foram distribuídas a remuneração de capitais de Terceiros, demonstrando o grande grau de endividamento do setor de transportes. Resultados que foram confirmados pela correlação entre os indicadores, que demonstrou que a medida que cresce o percentual do valor adicionado destinado a Terceiros, menor é a capacidade produção de riqueza e consequentemente, menores são os lucros obtidos pelas empresas do setor.pt_BR
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