00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9020004846971255pt_BR
dc.contributor.referee2Prado , Edna Cristina do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.creatorNeves, Maria Verônica Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658490538084399pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-10T02:44:42Z-
dc.date.available2021-12-09-
dc.date.available2021-12-10T02:44:42Z-
dc.date.issued2011-08-04-
dc.identifier.citationNEVES, Maria Verônica Tavares. O papel dos modificadores em textos argumentativos de alunos do ensino médio. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8188-
dc.description.abstractThis study aimed in general, to analyze the use of modifiers, especially, adjectives and adverbs, as polyphonic argumentative force within seven texts of High School level students, from a public school in Cajueiro city in Alagoas. This research had its theoretic supports on Argumentative Semantics by Ducrot and followers, known as LAT (Language Argumentation Theory). And in specific: confirm argumentation as linguistic fact; verify the argumentative force of adjectives and adverbs in the use of language; observe the unpredictability and incompleteness of textuality. It was taken into consideration the presupposition that there is effect of argumentation in all the text in which there is argumentative enchaining, or an argumentative relation convoking the text to be interpreted. In this perspective, we took into account the hypothesis that argumentation is a counterpart to drift, but susceptible to unpredictability to which language is submitted, and that it can avoid possible text tearing. It is what we could capture from the use of these words in the texts that were analyzed in the present study. It was noticed that even adding no meaning to the lexical word to which they are applied, adjectives and adverbs can polyphonically alter the argumentative force of this lexicon: enhancing in the case of the realizing modifier (RM); alleviating or inverting in the case of the derrealizing modifiers (DM) or reinforcing the applicability of a predicate or still inserted in a subjective commenting of the speaker, in the case of the overrealizing modifiers (OM). In this way, they give support, point out and give direction the readers about the intentions of the speaker, and so they are very important aspects that if well worked out by Portuguese Language teachers they can give support to the teaching-learning of argumentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectModificadorespt_BR
dc.subjectArgumentationpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectModifierspt_BR
dc.subjectSemântica argumentativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel dos modificadores em textos argumentativos de alunos do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe role of the modifiers in the argumentative texts of students of high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar o uso dos modificadores, especificamente, adjetivos e advérbios, como força argumentativa polifônica, em sete textos de alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Cajueiro – AL. A pesquisa foi realizada a partir do aporte teórico da semântica argumentativa de Ducrot (1987, 1988, 1989) e colaboradores, conhecida como TAL (Teoria da Argumentação na Língua), tendo por objetivos específicos: comprovar a argumentação como fato linguístico; verificar a força polifônica dos adjetivos e advérbios no funcionamento da língua; observar a imprevisibilidade e a incompletude na textualidade. Partiu-se do pressuposto de que há efeito de argumentação em todos os textos em que há encadeamento argumentativo, ou uma relação argumentativa convocando o texto para a interpretação. Nesse sentido, parte-se da hipótese de que a argumentação é contraponto à deriva, mas suscetível à imprevisibilidade da língua, e que ela pode evitar um possível esgarçamento do sentido do texto. Com a análise do papel dos modificadores nos textos dos alunos, percebeu-se que os adjetivos e advérbios podem alterar polifonicamente a força argumentativa do léxico: aumentando, do caso dos modificadores realizantes (MR); abrandando ou invertendo, no caso dos modificadores derrealizantes (MD) ou reforçando a aplicabilidade de um predicado e ainda incidindo em um comentário subjetivo do locutor, no caso dos modificadores sobrerrealizantes (MS). Assim sendo, os modificadores auxiliam, apontam, direcionam os possíveis leitores sobre as intenções do locutor e, se bem trabalhadas pelos professores, podem auxiliar no ensino- aprendizagem da argumentação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel dos modificadoresvem textos argumentativos de alunos do ensino médio.pdf5.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.