Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8159
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar |
Autor(es): | Ferreira, Thayná Cavalcante |
Primeiro Orientador: | Chalita , Marco Antônio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bereoff , Paulo Sérgio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura , Eriberto José Lessa de |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar se e como no âmbito escolar, os professores de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental utilizavam o conteúdo de dança em suas aulas. Para a elaboração do estudo foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, descritivo e exploratório e como recurso para a coleta de dados, foi realizada a entrevista semiestruturada direcionada aos professores de Educação Física. Através dos resultados, foi possível perceber que os professores veem a dança como um conteúdo importante e essencial para o desenvolvimento global do educando, porém, a grande maioria não trabalhava esta temática em suas aulas, seja por falta de afinidade ou até mesmo por questões de estrutura física. No entanto, foi possível perceber que a mesma esteve presente nas instituições estudadas de forma breve, como maior aparição nas aulas teóricas e muitas vezes em datas comemorativas. |
Abstract: | This work aimed to investigate if and as in the school environment, elementary school physical education teachers used dance content in their classes. For the elaboration of the study, the qualitative, descriptive and exploratory research method was used and as a resource for data collection, a semi-structured interview was conducted directed to physical education teachers. Through the results, it was possible to perceive that teachers see dance as an important and essential content for the overall development of the student, however, the vast majority did not work on this theme in their classes, either due to lack of affinity or even for issues of physical structure. However, it was possible to notice that it was present in the institutions studied briefly, as a greater appearance in theoretical classes and often in commemorative dates. |
Palavras-chave: | Professores de educação física Educação física (Ensino fundamental) Dança Dance Physical education at school Fundamental Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física |
Citação: | FERREIRA, Thayná Cavalcante. Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8159 |
Data do documento: | 26-ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar.pdf | 406.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.