00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8159
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar
Autor(es): Ferreira, Thayná Cavalcante
Primeiro Orientador: Chalita , Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Bereoff , Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Moura , Eriberto José Lessa de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar se e como no âmbito escolar, os professores de Educação Física Escolar do Ensino Fundamental utilizavam o conteúdo de dança em suas aulas. Para a elaboração do estudo foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, descritivo e exploratório e como recurso para a coleta de dados, foi realizada a entrevista semiestruturada direcionada aos professores de Educação Física. Através dos resultados, foi possível perceber que os professores veem a dança como um conteúdo importante e essencial para o desenvolvimento global do educando, porém, a grande maioria não trabalhava esta temática em suas aulas, seja por falta de afinidade ou até mesmo por questões de estrutura física. No entanto, foi possível perceber que a mesma esteve presente nas instituições estudadas de forma breve, como maior aparição nas aulas teóricas e muitas vezes em datas comemorativas.
Abstract: This work aimed to investigate if and as in the school environment, elementary school physical education teachers used dance content in their classes. For the elaboration of the study, the qualitative, descriptive and exploratory research method was used and as a resource for data collection, a semi-structured interview was conducted directed to physical education teachers. Through the results, it was possible to perceive that teachers see dance as an important and essential content for the overall development of the student, however, the vast majority did not work on this theme in their classes, either due to lack of affinity or even for issues of physical structure. However, it was possible to notice that it was present in the institutions studied briefly, as a greater appearance in theoretical classes and often in commemorative dates.
Palavras-chave: Professores de educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Dança
Dance
Physical education at school
Fundamental Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: FERREIRA, Thayná Cavalcante. Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8159
Data do documento: 26-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança como componente curricular nas aulas de educação física escolar.pdf406.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.