00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
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Tipo: Especialização
Título: A experência formativa em Adorno: a reabilitação dos sentidos no processo de barbárie
Título(s) alternativo(s): The training experience in Adorno: the rehabilitation of the senses in the process of barbarism
Autor(es): Navarro, Roseane Santana
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Vicente Medeiros da
Resumo: A presente pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico, fundamenta-se na posição filosófica de Theodor Adorno sobre a experiência formativa e a reabilitação dos sentidos no processo de barbárie associada à cultura musical popular. Para isso, abordaremos no decorrer do texto as implicações da razão técnica como consequência do movimento iluminista. Assim como, discutiremos, no segundo capítulo, a relação entre cultura de massa e classe dominante e, por último, faremos um recorte do gênero musical a ser analisado, pondo em relevo a estrutura composicional do forró, fazendo um comparativo entre a música de referencial popular com conteúdo genuíno e a música de massa com apelo ao consumo. Para tanto, o estudo é centrado nas contribuições filosóficas de autores da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer na constituição da Teoria Crítica. Assim, temos como principal base teórica, a Dialética do Esclarecimento, escrita em parceria com Horkheimer; o livro Educação e Emancipação; bem como fontes secundárias para compreender e explicar as posições adornianas. Destarte, a metodologia dá-se a partir de leitura, análise e interpretação das obras de Adorno, mas também com o estudo comparativo das letras musicais populares e massificadas. Diante disso, é possível afirmar que a indústria cultural estabelece uma padronização necessária dos gostos musicais para atender o sistema capitalista, difundindo, cada vez mais, uma sociedade de consumo. Assim, somente a partir de uma reelaboração do passado, de uma autorreflexão, através de uma educação emancipatória, de uma formação cultural, acompanhada de uma mudança nas relações sociais será tangível a transformação da sociedade.
Abstract: This research, theoretical and bibliographic nature, is based on Theodor’s Adorno philosophical position about formative experience and the senses rehabilitation in barbarism process associated with popular musical culture. For this, we will discuss, in the text course, the technical reason implications as an Enlightenment movement consequence. As well, we will discuss, in the second chapter, the relationship between the cultural industry and the dominant ideology and, finally, we will make a musical genre cut to be analyzed, highlighting the compositional structure of forró, making a comparison between the popular music reference with genuine content and mass music with appeal to consumption. Therefore, the study is focused on Frankfurt School philosophical authors’ contributions, like Adorno and Horkheimer in the Critical Theory constitution. Thus, we have, as the main theoretical basis, Dialectic of Enlightenment, written with Horkheimer, the Education and Emancipation book, as well as secondary sources to understand and explain adornianas’ position. Thus, the methodology is based on reading, analysis and interpretation of Adorno’s works, but also with the comparative study of popular and massed musical letters. Given this, it is possible to affirm that the cultural industry establishes a necessary music tastes standardization to serve the capitalist system, spreading, increasingly, a consumer society. Therefore, only through a past re-elaboration, of a self-reflection, through an emancipatory education, of a cultural formation, accompanied by a change in social relations the society transformation will be tangible.
Palavras-chave: Experiência formativa
Cultura industrial
Música
Educação
Formative experience
Cultural industry
Music
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: NAVARRO, Roseane Santana. A experência formativa em Adorno: a reabilitação dos sentidos no processo de barbárie. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação ) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8121
Data do documento: 21-nov-2017
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