00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 03 HUPAA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES - UFAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DAS RESIDÊNCIAS (TCRs) - HUPAA Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde - HUPAA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8099
Tipo: Trabalho de Conclusão de Residência
Título: Processo de adoecimento e hospitalização de pacientes de um hospital público
Autor(es): Bezerra, Daniela Santos
Primeiro Orientador: Siqueira, Alessandra Cansanção de
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Vanessa Ferry de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira, Telma Low Silva
Resumo: Este estudo se trata de um Trabalho de Conclusão de Residência, a partir da inserção enquanto Residente de Psicologia em um programa de Residência Multiprofissional de um hospital público do Nordeste. De modo geral, objetivou-se analisar como o processo de adoecimento e hospitalização é vivenciado por pacientes internados na clínica médica, um dos primeiros cenários de prática do referido programa de residência. Especificamente, buscou-se identificar: os aspectos emocionais do processo de adoecimento e hospitalização; as percepções dos pacientes a respeito do acompanhamento psicológico durante o período de hospitalização; e, por fim, as percepções dos pacientes acerca das contribuições do acompanhamento por uma equipe multiprofissional. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada. Contou-se com a participação voluntária de 5 pacientes, que tiveram seus discursos gravados e analisados através da análise de conteúdo de Bardin. Para esses sujeitos, o hospital transita ora como um espaço que proporcionará alívio de sintomas e recuperação da saúde, ora como um ambiente que pode acarretar em ansiedade e angústia. A atuação em equipe de forma interprofissional e articulada é imprescindível, de modo a ampliar as possibilidades de intervenção. Portanto, os resultados provenientes do estudo podem servir de subsídios para a atuação de diversos profissionais no contexto hospitalar.
Abstract: This study is a Residency Conclusion Work, from the insertion as a Psychology Resident in a Multiprofessional Residency program of a public hospital in Northeast Brazil. In general, the objective was to analyze how the process of illness and hospitalization is experienced by patients admitted to the medical clinic, one of the first practice scenarios of the referred residency program. Specifically, we sought to identify: the emotional aspects of the illness and hospitalization process; patients’ perceptions of psychological monitoring during the hospitalization period; and, finally, the patients’ perceptions about the contributions of monitoring by a multiprofessional team. A semi-structured interview script was used. There was a voluntary participation of 5 patients, who had their speeches recorded and analyzed through Bardin’s content analysis. For these subjects, the hospital moves sometimes as a space that will provide symptom relief and health recovery, sometimes as an environment that can lead to anxiety and distress. Teamwork in an interprofissional and articulated manner is essential in order to expand the possibilities of intervention. Therefore, the results from study can serve as subsidies for the performance of several professional in the hospital context.
Palavras-chave: Hospitalização
Psicologia hospitalar
Equipe multiprofissional
Hospitalization
Illness
Emotional impacts
Hospital psychology
Multiprofessional team
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Citação: BEZERRA, Daniela Santos. Processo de adoecimento e hospitalização de pacientes de um hospital público. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso) – Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8099
Data do documento: 17-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde - HUPAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Processo de adoecimento e hospitalização de pacientes de um hospital público.pdf712.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.