00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sérgio da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824696825693121pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Edson José Gouveia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1737734478705160pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, José Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0235670190850682pt_BR
dc.creatorLima, Marcia Susana Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032947304244008pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-21T05:03:36Z-
dc.date.available2021-10-20-
dc.date.available2021-10-21T05:03:36Z-
dc.date.issued2008-06-26-
dc.identifier.citationLIMA, Marcia Susana Gonçalves. A história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmares. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8083-
dc.description.abstractPertinent history to the formation of the city of União dosPalmares, Alagoas, is also praceeding from the existence of the Quilombo dos Palmares, therefore, is of extreme relevance to promote the differential in the treatment of the resume, disnaturalizing it and historicizando it in the validation of the different constituent agents of the palmarina society, making possible to fill the existing gaps in the given treatment history. But it is from the creation of disciplines Cultura Palmarina, analyzed fram the used texts as practical discursiva, by means of the analysis of the local curricular politics fram cUlTicular referenciais in a perspective of the muiticulturalidade, where data to the ethnic-racial questions in the city are observed the hierarquizante treatment clear1y. My experience as educator in the city made possible comments, and consequently fidgets, appealing to the critical theories of the resume, making possible to evidence the hierarquização to know that they deal with the contribution of the black element in the formation of the community in the naturalization direction of the racial preconception. This hierarquização appears as one of the implications of the local formal education that, arbitrariamente súll the cultural homogenization through one universalista curricular politics using Ítself of the relations of being able searchs and inaquality in the constitution of the identities in the educational contextopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnião dos Palmarespt_BR
dc.subjectCultura palmarinapt_BR
dc.subjectQuilombo dos Palmarespt_BR
dc.subjectIdentidade palmarina.pt_BR
dc.subjectDisciplina palmarinapt_BR
dc.subjectPalmarina identitpt_BR
dc.subjectPalmarina culturept_BR
dc.subjectPalmarina disciplinespt_BR
dc.subjectEducação – União dos Palmares (AL)pt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectCultura e educaçãopt_BR
dc.subjectQuilombo dos Palmares – Currículopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmarespt_BR
dc.title.alternativeThe history of the Quilombo dos Palmares in the curriculum politics of municipality of União dos Palmarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA história pertinente à formação do município de União dos Palmares, Alagoas, é também proveniente da existência do Quilombo dos Palmares; portanto, é de extrema relevância para promover o diferencial no tratamento do currículo, desnaturalizando-o e historicizando-o na validação dos diferentes agentes constitutivos da sociedade palmarina, possibilitando preencher as lacunas existentes no tratamento dado a história. Mas é a partir da criação da disciplina Cultura Palmarina, analisada a partir dos textos utilizados como prática discursiva, mediante a análise da política curricular local a partir de referenciais curriculares numa perspectiva da multiculturalidade, onde é observado claramente o tratamento hierarquizante dado às questões étnico-raciais no município. Minha experiência como educadora no município possibilitou observações, e consequentemente inquietações, recorrendo às teorias críticas do currículo, possibilitando constatar a hierarquização de saberes que tratam da contribuição do elemento negro na formação da comunidade, no sentido de naturalização do preconceito racial. Essa hierarquização surge como uma das implicações da educação formal local que, arbitrariamente ainda busca a homogeneização cultural através de uma política curricular universalista utilizando-se das relações de poder e desigualdade na constituição das identidades no contexto educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmares.pdf979.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.