Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borba, Sérgio da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8824696825693121 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra, Edson José Gouveia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1737734478705160 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, José Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0235670190850682 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Marcia Susana Gonçalves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0032947304244008 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-21T05:03:36Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20 | - |
dc.date.available | 2021-10-21T05:03:36Z | - |
dc.date.issued | 2008-06-26 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Marcia Susana Gonçalves. A história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmares. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8083 | - |
dc.description.abstract | Pertinent history to the formation of the city of União dosPalmares, Alagoas, is also praceeding from the existence of the Quilombo dos Palmares, therefore, is of extreme relevance to promote the differential in the treatment of the resume, disnaturalizing it and historicizando it in the validation of the different constituent agents of the palmarina society, making possible to fill the existing gaps in the given treatment history. But it is from the creation of disciplines Cultura Palmarina, analyzed fram the used texts as practical discursiva, by means of the analysis of the local curricular politics fram cUlTicular referenciais in a perspective of the muiticulturalidade, where data to the ethnic-racial questions in the city are observed the hierarquizante treatment clear1y. My experience as educator in the city made possible comments, and consequently fidgets, appealing to the critical theories of the resume, making possible to evidence the hierarquização to know that they deal with the contribution of the black element in the formation of the community in the naturalization direction of the racial preconception. This hierarquização appears as one of the implications of the local formal education that, arbitrariamente súll the cultural homogenization through one universalista curricular politics using Ítself of the relations of being able searchs and inaquality in the constitution of the identities in the educational contexto | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | União dos Palmares | pt_BR |
dc.subject | Cultura palmarina | pt_BR |
dc.subject | Quilombo dos Palmares | pt_BR |
dc.subject | Identidade palmarina. | pt_BR |
dc.subject | Disciplina palmarina | pt_BR |
dc.subject | Palmarina identit | pt_BR |
dc.subject | Palmarina culture | pt_BR |
dc.subject | Palmarina disciplines | pt_BR |
dc.subject | Educação – União dos Palmares (AL) | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Cultura e educação | pt_BR |
dc.subject | Quilombo dos Palmares – Currículo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | A história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmares | pt_BR |
dc.title.alternative | The history of the Quilombo dos Palmares in the curriculum politics of municipality of União dos Palmares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A história pertinente à formação do município de União dos Palmares, Alagoas, é também proveniente da existência do Quilombo dos Palmares; portanto, é de extrema relevância para promover o diferencial no tratamento do currículo, desnaturalizando-o e historicizando-o na validação dos diferentes agentes constitutivos da sociedade palmarina, possibilitando preencher as lacunas existentes no tratamento dado a história. Mas é a partir da criação da disciplina Cultura Palmarina, analisada a partir dos textos utilizados como prática discursiva, mediante a análise da política curricular local a partir de referenciais curriculares numa perspectiva da multiculturalidade, onde é observado claramente o tratamento hierarquizante dado às questões étnico-raciais no município. Minha experiência como educadora no município possibilitou observações, e consequentemente inquietações, recorrendo às teorias críticas do currículo, possibilitando constatar a hierarquização de saberes que tratam da contribuição do elemento negro na formação da comunidade, no sentido de naturalização do preconceito racial. Essa hierarquização surge como uma das implicações da educação formal local que, arbitrariamente ainda busca a homogeneização cultural através de uma política curricular universalista utilizando-se das relações de poder e desigualdade na constituição das identidades no contexto educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A história do Quilombo dos Palmares na política curricular do município de União dos Palmares.pdf | 979.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.