00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, André Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ivanderson Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106780553307514pt_BR
dc.creatorSantana, Talita Cruz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982724655614265pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T00:50:53Z-
dc.date.available2021-10-17-
dc.date.available2021-10-18T00:50:53Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationSANTANA, Talita Cruz de. Uma análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em matemática segundo a Teoria Van Hiele. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Acompanha Produto Educacional.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8078-
dc.description.abstractThe construction of this work emerged from concerns around the teaching of Geometrics and has as its main goal, to analyze the levels of the Geometry thinking of students from the courses of Graduation in Mathematics using as the basic theoretical referential the van Hiele theory. We adopted as methodological procedures, in a qualitative approach, the application of van Hiele tests and of questionnaires in order to know the conceptions of the graduate students regarding their initial training about the learning of Geometrics. Thirty-five students took part in the research, 12 of them from the University of the State of Bahia – UNEB, 10 from the University of the State of Alagoas – UNEAL and 13 from the Federal University of Alagoas – UFAL. The analysis of results obtained with the research shows considered as desirable for acting as future professionals of Basic Education since almost all of the research subjects are in the level of Analysis, corresponding to the second level in the scale of five levels from van Hiele geometric thinking. Finally, as an educational product, we present a report of this research aimed to the collegiate and directors of the departments of Mathematics from the participating institutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria van Hielept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Geométricopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectTheory of van Hielept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectVan Hiele Testpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma análise dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em matemática segundo a Teoria Van Hielept_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the levels of development of the geometric thought of graduates in mathematics according to the Van Hiele Theorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA construção deste trabalho surgiu de inquietações em torno do ensino de Geometria e tem como objetivo principal analisar os níveis do pensamento geométrico de estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática usando como referencial teórico a teoria van Hiele. Adotamos como procedimentos metodológicos, em uma abordagem qualitativa, a aplicação dos testes van Hiele e de questionários para conhecer as falas dos licenciandos em torno da sua formação inicial no tocante à aprendizagem de Geometria. Participaram da pesquisa 35 estudantes, sendo 12 da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 10 da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e 13 da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. A análise dos resultados obtidos com a pesquisa mostrou que quase a totalidade dos sujeitos da pesquisa se encontram no nível de Análise, correspondendo ao segundo nível na escala dos cinco níveis van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Como produto educacional, apresentamos um manual para a realização de uma oficina de avaliação dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de licenciandos em Matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.